Início / Notícias

Sumário de touros e fêmeas das raças Simental e Simbrasil 2023

  
 
A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) disponibiliza, no sexagésimo ano de sua fundação (1963), a vigésima sexta publicação do Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil e a primeira publicação do Sumário de Matrizes e Fêmeas Jovens, catálogo de reprodutoras que inclui os Valores Genéticos e Índices de Seleção para Matrizes e Novilhas de ambas as raças.
 
A cada anuário são incorporados novos animais e rebanhos ao banco de dados do programa de Avaliação Genética da ABCRSS, o que reflete um maior engajamento dos criadores no processo. 
 
Esse aumento tem resultado em maior acurácia nos valores de DEP e consequente aceleração da resposta à seleção. Na apresentação dos resultados, publicam-se gráficos com as tendências genéticas para as características analisadas, bem como o número de rebanhos no relatório de Touros. 
 
Também foi incluído o Índice de Seleção Genético Econômico, valor que consiste em critério unificado que engloba os valores genéticos (DEP) de quatro características: Peso a Desmama, ao Ano, Sobreano e Efeito Materno. Ao aplicar o Índice, o selecionador estará apontando para o progresso genético e econômico total do reprodutor.
 
Para ranquear globalmente os animais, foram obtidos os percentis das DEPs para cada caracerística analisada.
 
Este Sumário inclui nas análises até a desmama, também os animais produzidos por TE (Transferência de Embrião). Com esta metodologia foi introduzido maior número de animais nas análises, resultando em aumentos nos tamanhos e números de grupos de contemporâneos, permitindo avaliar melhor os touros, agora com maior número de progênies. Em conseqüência, aumentadas as acurácias das DEPs.
 
Com estas publicações de Valores Genéticos para os machos e as fêmeas, a ABCRSS contribui para a seleção dos rebanhos, fornecendo aos criadores o melhor instrumento para tomada de decisão no processo seletivo das Raças Simental e Simbrasil.
 
Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil 2023
 
Relatório de Fêmeas das Raças Simental e Simbrasil 2023
 
 

Parceiros