Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil
Em 1904, a Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo fez as primeiras importações de animais da raça Simental, assim como de outras raças taurinas, visando aumentar a produção de carne e leite, através do cruzamento com animais aqui existentes. Objetivando o aumento na produtividade, foram distribuídos reprodutores a vários pecuaristas, com maior concentração na região Sudeste do Brasil.
Dentre esses pecuaristas, no município de Muqui-ES, João Vieira da Fraga iniciou um trabalho de seleção com a raça Simental que se desenvolveu lentamente até 1947, quando o pioneiro Agostinho Caiado Fraga, conhecido como “Fraguinha”, deu continuidade ao trabalho desenvolvido por seu avô, resgatando os remanescentes das importações e seus cruzamentos selecionados.
Através de todo seu entusiasmo e perspicácia, Fraguinha, como zootecnista nato passou a fomentar a raça, aglutinando já muitos interessados e com o apoio de amigos, criadores e técnicos - idealizou a fundação de uma Associação de Criadores. Tendo o técnico Dr. Rômulo Joviano, zootecnista renomado do Ministério da Agricultura, fundamental importância na estruturação da Associação, dando base científica para seleção e melhoramento da raça Simental, culminando na fundação da Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental – ABCRS em 28 de junho de 1963, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, registrada no Ministério da Agricultura sob o nº BR 11, Portaria 83 de 26 de dezembro de 1968.
- Sua 1ª Diretoria foi assim constituída:
- Presidente: Agostinho Caiado Fraga
- Secretário: Dr. Jair Rodrigues Altoé
- Tesoureiro: Dr. Luigi Spano
- Membros do Conselho Técnico
- Dr. Virgílio Euclides de Miranda Sá Antunes
- Dr. José Machado Costa Júnior
- Dr. Rômulo Joviano
- Dr. Robinson de Vasconcelos Costa
- Dr. Milton Bernardo
A persistência de Agostinho Caiado Fraga, não parou por aí, em suas andanças pelo interior do Brasil observou que o gado obtido do cruzamento entre as raças Simental e Zebu apresentava extraordinário desenvolvimento, além de excepcional resistência ao calor. Foi então, que Fraguinha pensou em produzir um animal com a fixação do tipo 5/8 de sangue Simental e 3/8 de Zebu, dando origem a um produto sintético que ele próprio batizou de Simbrasil. Em 20 de janeiro de 1984 foi fundada a Associação Brasileira de Gado Simbrasil - ABCGS, sendo a ABCRS credenciada pelo Ministério da Agricultura através da Portaria nº 6, de 14 de julho de 1989, para execução do Registro Genealógico e das Provas Zootécnicas do Gado Simbrasil. Cuja 1ª Diretoria foi composta dos seguintes membros:
- Agostinho Caiado Fraga
- Deolisano Rodrigues Fraga
- Dilvo Peres
- José Ronaldo Gomes de Almeida
- Haroldo Fraga
- José Milton Chequer
- Nilo Caiado Fraga
- Maria José Ribeiro
No entanto, o gado Simbrasil só foi reconhecido como raça Simbrasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 19 de julho de 2001, através da Portaria 353.
Em 27 de novembro de 2004, conforme aprovação do novo Estatuto em Assembléia Geral Extraordinária, registrado em cartório em 21/12/2004, foi feita a fusão das duas associações, passando a ter a seguinte razão social: Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS, com sede a Rua Mário Romanelli, 23 – Bairro Gilberto Machado – Cachoeiro de Itapemirim – ES.
- Entre outros objetivos a ABCRSS, entidade sem fins lucrativos, tem por finalidades básicas:
- Manter em todo Território Nacional o Registro Genealógico dos bovinos das raças Simental e Simbrasil;
- Promover o desenvolvimento e o melhoramento dos rebanhos das raças Simental e Simbrasil para todo o Brasil;
- Manter o Serviço de Registro Genealógico das Raças e de seus cruzamentos, como Entidade detentora de autorização, conferida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos termos do Parágrafo Primeiro, do Artigo 2º, da Lei 4.716, de 20/06/1965;
- Estudar a adaptabilidade dos bovinos das raças Simental e Simbrasil às diferentes regiões do Brasil;
- Colaborar com os Poderes Públicos em todas as questões atinentes à pecuária nacional;
- Assegurar e manter as raças Simental e Simbrasil dentro de um padrão condizente com o nosso ambiente, aperfeiçoando-as no tocante às produções de leite e carne, à fertilidade e à longevidade.