Início / Notícias

Dia de Campo na Fazenda Água do Moinho

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia de Campo sobre

"Simental Brasileiro"

O pecuarista Mário Coelho Aguiar Neto, o Mamado, reuniu criadores e técnicos na sua fazenda Água do Moinho, em Avaré-SP, para mostrar a sua seleção de Simental Brasileiro, gado que tem como principal característica a rusticidade aliada às características produtivas já existentes na raça. Buscando assim produzir touros para cruzamento industrial que possam trabalhar com eficiência exclusivamente a campo por várias estações.

    O encontro foi no final do mês, aproveitando a presença de técnicos e criadores durante a 46ª Emapa - Exposição Municipal Agropecuária de Avaré. Durante a apresentação dos mais de 160 animais, Mamado apresentou muitos dados zootécnicos do criatório iniciado em 2005.

    O Simental do Mamado, segundo o próprio Mamado, ancora-se em quatro pontos básicos na seleção genética: a rusticidade, a fertilidade, a habilidade materna e o ganho de peso dos animais. "São quatro pontos que reputamos como os principais em qualquer seleção de gado de corte. Primeiro o animal tem que sobreviver ao ambiente tropical.O próximo passo é se reproduzir com eficiência. Parir e desmamar bem seus filhos e rapidamente se desenvolver até a idade de abate, para produzir o produto final que é a carne.Todas estas características afetam o resultado do pecuarista em 2 dois dígitos (10, 20, 30 %).

    "Sendo técnico e proprietário de uma empresa de comercialização de sêmen especializada na raça, tive a oportunidade de antes de começar o meu plantel, nestes quase 30 anos, observar todas as opções genéticas que a raça oferece. Fui também conhecer a seleção da raça em mais de 20 países. Cheguei a conclusão que a adaptação era a principal característica a ser melhorada. E só teria sucesso selecionando animais que durante várias gerações foram submetidos as nossas condições de clima, pastagens e infestações parasitárias. Na formação de nosso plantel adquiri mais de 100 vacas escolhidas a dedo em mais de 10 criatórios que selecionavam Simental de campo, rústico e produtivo, como o criatório de Jaime Möller, da Fazenda Charrua, no Mato Grosso do Sul; Alan Fraga, no Espírito Santo; Humberto Barufi e Yasmim Maria Schilling, em São Paulo, entre outros. Sempre escolhendo matrizes que se mostravam mais adaptadas e apresentavam características produtivas como performance, musculatura e capacidade de produção de leite, entre outras.  Destas matrizes, sobraram cerca de 15 famílias maternas que compõe a base genética do meu criatório", conta Mamado.

 

DADOS TÉCNICOS

    Desde o início do criatório, todos os dados dos animais são anotados e mensurados, desde a incidência de doenças, índices reprodutivos, comprimento de pelagem, pigmentação ocular, suscetibilidade ao ataque de parasitas e o ganho de peso periódico. O ganho de peso é informado ao Centro de Processamento de Dados da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil que produz anualmente o sumário nacional da raça.

    Segundo dados oficiais da Associação Brasileira de Simental os animais do rebanho do Mamado têm em média DEPs 4 a 5 vezes superiores as DEPs médias dos demais rebanhos brasileiros. Por exemplo, no item peso a desmama, a média nacional é de 1,1 , já a média dos animais do seu criatório é de 5,30 obedecendo a mesma proporção no peso ao ano e sobreano. Nas características maternais totais a média nacional é de 0,60, enquanto que a média dos animais do criatório do Mamado é de 2,90, segundo o sumário publicado no ano passado. "São números que demonstram que estamos no caminho certo, nossos animais são muito rústicos e também muito produtivos".

    Devido à excelente média de produção dos touros usados no melhoramento do plantel, apenas 4% dos animais nascidos na fazenda, nos últimos anos, não se tornaram matrizes ou reprodutores.

    Outra característica selecionada é o baixo peso ao nascer. Os animais da geração 2010 nasceram com média de 41,23 quilos, incluindo animais de Fecundação in vitro, que sabidamente produzem bezerros maiores.

Atualmente aproximadamente 90% dos animais nascem com pigmentação ocular, e esta porcentagem vem aumentando a cada nova geração. Além disso, animais com problemas oculares são anotados e suas famílias gradativamente descartadas.

Quanto à pelagem, característica muito observada na seleção de raças de origem européia no Brasil, pois com pêlo mais fino e curto, os animais têm mais capacidade de suportar temperaturas elevadas. 42,86% dos bezerros nascidos em 2010 têm pêlo zero, isto é, são completamente lisos. Entre as pelagens 0,5 e 1, nasceram 28,56 % dos animais. E somente um deles nasceu com pêlo no índice 3, considerado peludo para as nossas condições climáticas.

Há mais de 5 anos Mamado faz constantemente uma avaliação do rebanho com relação à incidência de carrapatos. "É dada uma nota de 0 a 10 para cada animal dependendo do grau de infestação. E procuro fazer esta avaliação com diversas pessoas diferentes para não ser tendencioso. Notamos que temos alguns animais que praticamente não são infestados por carrapatos e outros são mais suscetíveis. Multiplicamos os primeiros e descartamos periodicamente os suscetíveis.", explica o criador.

A partir do ano passado iniciou também a coleta de dados para identificar e selecionar animais mais resistentes a endo parasitos.

Mamado diz que o seu objetivo é criar animais rústicos com capacidade de produzir economicamente a pasto, tanto em rebanhos puros como em cruzamento industrial. Por isso, segundo ele, os animais são mantidos em pastos de braquiárias, recebendo pequena quantidade de suplementação de concentrado produzido na própria fazenda a base de milho e soja. No inverno o rebanho é suplementado com silagem de milho e sorgo.

"Ninguém reclama do bezerro meio sangue Simental que nasceu. O pessoal só reclama quando o bezerro não nasce. Isto é, quando o touro não deu conta do recado e não enxertou as vacas. Por isso nossa preocupação é criar os tourinhos em pastos de braquiária com pequena suplementação, cerca de 1 quilo de concentrado por dia. Assim eles vão estar aptos para enfrentar o trabalho de cruzamento industrial", explica.

    Todo este rigor na seleção tem sido reconhecido pelo mercado, uma vez que os touros em idade de cobertura são imediatamente comercializados e segundo uma pesquisa feita recentemente pelo criador mais de 95% dos touros que foram vendidos nos últimos 4 anos continuam cobrindo vacas nas fazendas dos compradores.

    Nos próximos dias dois garrotes do Simental do Mamado vão para a central de produção de sêmen. Lorax (filho do reprodutor Fogo da Taurus), nascido em setembro de 2009 e que entre os 12 e 13 meses apresentava 77,83 de área de olho de lombo (AOL) e 1,5 de cobertura de gordura na carcaça (EGS) e Lothar (filho do reprodutor Otelo da Ajuricaba), que em idade semelhante apresentou 73,24 de AOL e 3,8 de EGS.

Mamado espera que eles sigam os passos de Jabahy do Mamado, touro comprado pela Alta Genetics e que foi o líder de vendas da raça naquela central em 2010. 

 

O SIMENTAL BRASILEIRO

    Mamado diz que não está sozinho nesta luta pela seleção de Simental adaptado ao Brasil. Desde o ano passado um grupo de criadores de várias regiões do país que também fazem este trabalho de seleção, vem se reunindo com objetivo de formar um grupo com ações coordenadas para valorização da linhagem. E este ano, durante a Feicorte que acontecerá em junho, em São Paulo, este grupo, que já conta com mais de 20 criadores, vai fundar o "Núcleo do Simental Brasileiro", que terá como objetivo orientar os rumos da seleção e promover encontros, leilões e exposições dos animais.

    A proposta do grupo é levar o Simental para as praças onde estão as vacas e a produção de bezerros. Promovendo exposições com nova metodologia de julgamento, onde os dados produtivos dos animais estarão disponíveis para quem julga e com a participação de jurados oficiais, criadores, técnicos e pessoas comuns, ao mesmo tempo.

     "Nossos touros são os taurinos mais aptos a cobrir vacada a campo e produzir excelentes bezerros, precoces e bons ganhadores de peso. E as fêmeas valem mais que os machos, pois têm alta fertilidade, grande habilidade materna e são as melhores receptoras de embriões entre todas as raças", conclui Mamado.

 

 

Maiores informações:

Mamado (Mário Coelho Aguiar Neto)

mamado@taurusgenetica.com.br

(14) 3882-6468

 

 

 

 

 

Parceiros