Início / Notícias

Reunião de Criadores de Simbrasil

 

 

 

 

 

 

 

Simbrasil define programação

e uso de marcadores moleculares

 

Reunidos no último final de semana, em São Paulo, representantes dos criadores de Simbrasil (raça sintética nacional) acertaram a programação de eventos para este ano, definiram as exposições que farão parte do ranking nacional e estratégias para buscar recursos junto ao Governo para incrementar o programa de melhoramento da raça com a utilização de marcadores moleculares dos animais.

Além do presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, Alan Fraga, estiveram presentes os presidentes dos núcleos de criadores da raça do Distrito Federal, André Kruklis, da Bahia, Bruno Barbosa Werneck e representantes de criadores de Goiás e São Paulo.

Os julgamentos na Exposição Nacional, em São Paulo, durante a Feicorte, em junho; na Exposição de Brasília, em setembro; e na Fenagro, em Salvador, em novembro farão parte do ranking nacional da raça, definindo os melhores reprodutores, matrizes, fêmeas e machos jovens, assim como os melhores criadores e expositores da raça no ano. O Simbrasil estará presente ainda nas exposições de Belo Horizonte, de 23 a 29 de maio, no Parque da Gameleira; em Paracatu-MG, no começo de agosto; e na Expointer, de 27 de agosto a 4 de setembro, em Esteio-RS.

Os criadores acertaram que vão promover leilões de animais em Brasília, São Paulo e Salvador, durante as exposições ranqueadas, vendendo embriões e animais, sempre de genética de animais premiados e provados para melhoramento, formação de novos plantéis e touros para cruzamento industrial.

Marcadores moleculares

O projeto para incluir os marcadores moleculares no programa de melhoramento genético da raça que já vem sendo executado pela Associação Brasileira através de seu CPD (Centro de Processamento de Dados), com assessoria de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Estadual de São Paulo, teve inicio em 2009 pela Associação de Criadores de Simbrasil do Distrito Federal.

No ano passado, ACS-DF enviou ao programa Igenity, da empresa Merial, material genético dos principais reprodutores com sêmen disponível no mercado para definição dos marcadores moleculares e este ano promoveu reunião entre os criadores e as empresas de pesquisa para delinear o esboço de um programa de melhoramento.

Na reunião de São Paulo, os criadores definiram que este programa deverá contemplar os criadores de todo o Brasil e será incorporado pela Associação Brasileira. Alan Fraga vai estar em Brasília nos próximos dias, juntamente com os criadores da raça no Distrito Federal e Goiás, os mentores da iniciativa, para negociar o projeto com a Embrapa e outras empresas envolvidas e buscar recursos junto ao Ministério da Agricultura para viabilizá-lo economicamente.

 

 

Parceiros