Início / Notícias

10ª Agroleite

 
 
 
Simental vai mostrar cruzados com raças leiteiras no Agroleite 
 
 
 
Mais de 110 animais de dupla aptidão, produtores de leite e carne, puros e cruzados da raça Simental devem ser vistos e analisados por pelo menos 50 mil visitantes do Agroleite, a maior mostra da cadeia produtiva do leite, de 10 a 14 de agosto, em Castro, no Paraná. Durante os cinco dias do evento, o Simental promove torneio leiteiro, julgamentos de morfologia, funcionalidade e leilão.
No torneio leiteiro deste ano, além das principais matrizes dos criadores da raça, a novidade é a participação de vacas cruzadas entre Simental e Holandês com alta produtividade. Segundo Geraldo Barreto, gerente da Fazenda Aliança, propriedade dos selecionadores da raça, Paulo Procopiak de Aguiar e Luiz Fernando Aguiar, em Carambeí, a utilização do Simental em cruzamento com outras raças leiteiras como Holandês Jersey e Pardo-Suíço vem crescendo na região. “O Simental de dupla aptidão nestes cruzamentos melhora o desempenho do plantel na saúde e longevidade das matrizes e, principalmente, na qualidade do leite. Fator fundamental na nossa região que é altamente especializada e necessita de vacas que produzam leite com menor número de células somáticas e maior quantidade de gordura e sólidos”, completa.
No ano passado, as vacas precoces (1ª cria e idade até 27 meses) produziram a média de 30,1253 kgleitedia. Na categoria vaca jovem (de 28 meses a 42 meses de idade) a produção foi de 31,936 kgleitedia e as vacas adultas (de 42 meses a 120 meses) produziram 39,816kg/leite/dia. O destaque ficou por conta da novilha Iva da Sesmaria, da Santa Andréa Agropecuária, de Itararé, que produziu na categoria vaca precoce, em sua primeira lactação 48,760 quilos de leite por dia.
 
Programação
Os visitantes do Agroleite, poderão conhecer os animais da raça Simental e ter contato com os criadores a partir do dia 10 de agosto. O torneio leiteiro vai começar no dia 11 com a primeira ordenha das vacas às 22 horas e termina com a oitava ordenha no dia 14, às 6 horas.
O julgamento dos animais em pista vai ser realizado no dia 11. Para dirigir o evento a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, está trazendo o técnico austríaco Reinhard Pfleger, da Associação de Simental-Fleckvieh da Estíria.
No dia 12, a partir das 20 horas será realizado o 2º Qualität Simental de Dupla Aptidão.
 
Leilão
No remate do dia 12 os principais criadores da raça do Paraná e São Paulo vão ofertar vacas em lactação, novilhas prenhas, bezerras puras e de genética comprovada para a produção de leite e carne; vacas e novilhas cruzadas de Simental com Holandês preto e branco.
Geraldo Barreto que organiza o Leilão diz que os compradores terão toda a garantia quanto à qualidade e produtividade dos animais e com a oportunidade de adquiri-los parceladamente. Além disso, terão assistência pós-venda dos vendedores e dos técnicos da Associação.
 
Sobre o Agroleite
Este ano será a 10ª edição do Agroleite. Realizado no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro/PR. Numa área de 30 hectares, 120 empresas participam das demonstrações dinâmicas e estáticas de máquinas, insumos e equipamentos agrícolas e de pecuária. O evento é visitado anualmente por 50 mil pessoas do agronegócio. Segundo a Cooperativa Castrolanda, 62% dos visitantes da última edição fecharam negócios dentro da feira e 46% das empresas que participam, aguardam o evento para o lançamento de seus produtos.
Paralelamente ao Agroleite são realizados diversos eventos: mostra ovinos, Leilão Top Agroleite, Torneio Leiteiro, Seminário Internacional, Simpósios sobre o futuro das cadeias produtivas do leite, de suínos e agrícola, lançamentos na área industrial e de produção, dinâmicas de máquinas, Trekker Trek – competição agrícola de tratores e a feira Sabores do Paraná.
O Simental participa da mostra juntamente com mais 600 animais das raças Holandês, Jersey, Pardo-Suíço e Girolando.
 

 

 
Maiores informações:
Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil • (28) 3521-5666 - simental@simentalsimbrasil.org.br
Alan Fraga - (28) 9985-2566 (Alan Fraga)
Geraldo Barreto - (42) 9972-6988 - faz.alianca@uol.com.br 
 
Pé Vermelho - Comunicação
Jornalista responsável: Nilson Herrero (Mtb 2113)
(43) 3024-4084     (43) 9139-3933
Av. Luigi Amorese, 6010
86071-020 - Londrina - Paraná - Brasil
nilsonherrero@gmail.com
 

Parceiros