Cruzamento Nelore x Simental: é possível obter dupla aptidão com foco no leite
Zootecnista responde dúvida de produtor e explica como a escolha da linhagem impacta no resultado do cruzamento entre Nelore e Simental. Assista ao vídeo.
O cruzamento entre Nelore e Simental pode, sim, resultar em animais de dupla aptidão, com destaque para a produção de leite. Mas, segundo o zootecnista e selecionador Mário Coelho Aguiar Neto, mais conhecido como “Mamado”, tudo depende do objetivo do produtor e da linhagem utilizada no cruzamento. Assista ao vídeo e confira os esclarecimentos na íntegra.
Clique aqui para assistir o vídeo.
Durante participação no quadro “Giro do Boi Responde”, no programa Giro do Boi desta quarta-feira (26), Mamado respondeu à dúvida do pecuarista Miguel Ribeiro, de Auriflama (SP), que pretende entourar vacas da raça Simental com touros Nelore.
A pergunta dele: será que é possível obter um animal de dupla aptidão, com foco no leite?
A resposta está na linhagem do Simental
Mamado foi direto ao ponto:
“Se a vaca Simental tiver forte aptidão leiteira, é possível que a progênie F1 (filhos desse cruzamento) mantenha a dupla aptidão. Mas esse cenário não é o mais comum”, explicou o especialista.
Segundo ele, a maioria dos cruzamentos realizados no Brasil ocorre com o touro Simental sobre a vaca Nelore, justamente por garantir maior previsibilidade no resultado.
Isso ocorre porque a raça Simental é reconhecida por sua alta habilidade materna, com fêmeas capazes de produzir entre 15 a 20 litros de leite por dia, a pasto — uma característica extremamente vantajosa para sistemas de cria com desmama pesada.
Simental dupla aptidão: carne e leite com eficiência

Se o foco do sistema produtivo for, de fato, a produção de leite aliada à carne, o ideal é buscar linhagens específicas de Simental, como:
- Simental Alemão
- Simental Austríaco
- Simental Brasileiro, com indivíduos mais adaptados ao clima tropical
Essas linhagens são mais eficientes em sistemas a pasto, produzem leite com melhor qualidade de sólidos, têm pelo curto, boa rusticidade e resistência a carrapatos.
Fonte: Giro do Boi