Início / Notícias

Congresso Brasileiro das Raças Simental e Simbrasil irá discutir a contribuição produtiva da raça e comemorar 60 anos da ABCRSS

 
O evento acontece entre os dias 28 de novembro a 03 de dezembro, em Avaré (SP) e irá reunir criadores de todo o Brasil
 
Como parte das comemorações dos 60 anos da Associação Brasileira de Criadores das raças Simental e Simbrasil, será realizado o Congresso Brasileiro das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) de 28 de novembro a 3 de dezembro em Avaré, SP. Estarão presentes pecuaristas de todo o Brasil para celebrar este ano tão simbólico para a ABCRSS.
 
“O evento visa, principalmente, difundir conhecimentos sobre como as raças Simental e Simbrasil podem contribuir cada vez mais para um ganho de produtividade na pecuária de corte ou de leite, além de proporcionar um momento para os criadores e técnicos das raças discutirem suas experiências, seus resultados e as perspectivas futuras”, avalia o Presidente da ABCRSS, Bernardo de Vasconcellos.
 
Dentre os palestrantes, destaca-se a presença do colombiano Filippo Rapaioli, diretor-executivo da Asociación Simental Simbrah da Colômbia e especialista internacional da raça. Sua participação trará um intercâmbio entre as práticas mais bem aplicadas no país vizinho e o que se faz de mais produtivo aqui no Brasil, enriquecendo o debate acerca da raça.
 
Além disso, haverá muita experiência dos criadores, especialmente com dados referentes a produção dos animais, com exemplos como ganho de peso até a terminação. “Esses cases mostram o ganho no cruzamento com o Simental, garantindo um animal pesado e precoce”, afirma o presidente da entidade. Ele lembra ainda que haverá o lançamento do sumário de touros de corte, com novas medidas e oferecendo mais informação atualizada ao pecuarista.
 
Para os produtores de leite, a raça - que possui dupla aptidão, ou seja, produz com qualidade e eficiência tanto carne, quanto leite - os animais Simental entregam altas porcentagens de gordura. Bernardo de Vasconcellos comenta que “tem queijo no mundo que só se faz com leite de Simental”.
 
A programação é extensa e preveem palestras técnicas, julgamento de animais, leilão, confraternização e a entrega oficial dos prêmios aos vencedores da Exposição Nacional de 2023.
 
“Precisamos comemorar os resultados das raças Simental e Simbrasil, que nos traz grandes resultados na pecuária brasileira, entregando muita qualidade e alta produtividade”, finaliza o presidente da ABCRSS.
 
Ele ressalta que a missão da associação é desenvolver as raças, promover o intercâmbio entre os criadores e gerar credibilidade “sempre atento às demandas do consumidor que busca proteínas de origem animal com segurança e qualidade”, finaliza.
Para mais informações e fazer a sua inscrição basta acessar o site https://simentalsimbrasil.org.br/nacional2023/congresso-brasileiro-simental-simbrasil/
 
Leilão Nacional Simental e Simbrasil 60 anos
Já no dia primeiro de dezembro, para fechar as comemorações de aniversário, está previsto o Leilão Nacional Simental e Simbrasil 60 anos. Para este leilão os animais foram “escolhidos pela comissão organizadora para que os compradores pudesse ter o melhor da raça disponível para a venda”, afirma Paulo Tonin, Médico Veterinário e Coordenador do Leilão.
 
O Leilão Nacional Simental e SImbrasil 60 anos vai ser transmitido pelo Canal Terra Viva no dia 01 de dezembro, a partir das 20h, com organização da Nova Leilões.
 
 
Programação Completa
 
28 e 29/11/2023 – Entrada de animais
29/11/2023 - Atualização do corpo técnico (Inspetores de Registro)
13h - Alterações no Regulamento do SRG das raças Simental e Simbrasil- Procedimentos de Registro e Controle de Genealogia.
15h30 – Novo sistema de informatização da ABCRSS – Procedimentos para inspeção de animais.
30/11/2023 – Quinta - Atualização do corpo de jurados
09h – Normas para avaliação – Critérios estabelecidos pelo colegiado de Jurados
09h30 – FLECKSCORE: Classificação linear na raça Simental
13h30 – Prática da avaliação Linear e simulação de julgamentos
 
01/12/2023 – Cerimônia de abertura
08h – 08h50 – Abertura oficial – comemoração dos 60 anos da ABCRSS
08h50 – 09h15 – Simbrasil nas Américas (Convidado internacional: Dr. Filippo Rapaioli - Colômbia)
9h20 – Importância das raças Simental e Simbrasil para desenvolvimento da pecuária nacional e perspectivas
9:h40 – Genética Áustria – Genômica
10h30 – MESA REDONDA: O Mercado da raça Simental no Brasil
14h –14h20 - MESA REDONDA: Raça Simbrasil
14h30 – 14h50- MESA REDONDA: Simental para leite e seus cruzamentos
15h – 15h30 – Sumário de Touros das raças Simental e Simbrasil
18h – Confraternização – 60 anos da ABCRSS / Local: Casa do Simental
20h – Entrega de prêmios da Exposição Nacional 2023       
20h30 – Leilão
 
02/12/2023 – Sábado
09h – Visita a Propriedade Fazenda Água do Moinho- Avaré/SP
14h- Julgamento de animais
 
03/12/2023 – Domingo
09h - Julgamento de Animais
 
 

 

 

 

Parceiros