Início / Notícias

Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil 2022

 
A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) disponibiliza a vigésima quinta publicação do Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil, anuário que inclui os valores genéticos das duas raças.
 
As Diferenças Esperadas de Progênies (DEPs) foram obtidas em características de crescimento (pesos), no período pré-desmama e no pós-desmama, para os animais constantes nos arquivos da ABCRSS. Nesta edição encontram-se publicadas as DEPs de Touros e de Touros Jovens da raça Simental e da raça Simbrasil. A cada anuário são incorporados novos animais e rebanhos ao banco de dados do programa de Avaliação Genética da ABCRSS, o que reflete um maior engajamento dos criadores no processo. Esse aumento tem resultado em maior acurácia nos valores de DEP e consequente aceleração da resposta à seleção.
 
Os dados utilizados são da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), obtidos de seus serviços de Genealogia e de Controle de Desenvolvimento Ponderal. Os pesos pré-desmama dos animais oriundos de transferência de embriões (TE) foram também incluídos nas análises, uma vez que já se dispõe de um método de análise satisfatório para este tipo de dados.
 
Os Pesquisadores responsáveis pelas análises, Prof. Luiz Fernando Aarão Marques e Prof. Henrique Nunes de Oliveira ressaltam que o Melhoramento Genético é um fator decisivo para atingir autossuficiência na produtividade; traz benefícios também na balança comercial, melhorando ainda a qualidade dos produtos, porque o aumento na qualidade significa agregar valores ao produto exportado.
 
Segundo Aarão Marques “É importante notar que em outros países o melhoramento vem sendo aplicado de forma sistemática, levando a aumentos na qualidade e na produtividade. O resultado global deste processo é uma constante redução no preço real da carne, e, para que os produtores se mantenham no mercado, será preciso produzir a custos cada vez mais baixos, uma vez que o preço dos insumos e da terra não vem se reduzindo. O melhoramento genético é capaz de reduzir os custos da produção pecuária porque induz mudanças permanentes nos genótipos dos animais”.
 
 

Parceiros