Início / Notícias

Simental e Simbrasil lançam 17º Sumário de Touros

Mais de 88 mil animais formam a base de dados
da principal ferramenta de avaliação de reprodutores.

Começa a circular no mercado a 17ª edição do Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil - Anuário de valores genéticos 2014, organizado pela Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) em parceria com a SEAG (Secretaria de Agricultura do Estado do Espírito Santo) e o INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural). O documento resulta da coordenação e análise de dados dos professores Luiz Fernando Aarão Marques (UFES / CCA – ES) e Henrique Nunes de Oliveira (UNESP/Jaboticabal – SP). Participaram exemplares de 306 criatórios de todas as regiões brasileiras.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sumario de Touros das Raças Simental e Simbrasil chega aos usuários incluindo informações de Peso a Desmama (205 dias de idade) também de bezerros obtidos por TE (Transferência de Embrião), o que tem permitido introduzir maior número de animais nas análises. Com esta metodologia, houve crescimento na base de dados, viabilizando avaliar melhor os touros, agora com maior número de progênies; em consequência, aumentadas as acurácias das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie).
 
O aumento do número de rebanhos e de criadores, por adesão voluntária ao Programa de Melhoramento Genético das Raças Simental e Simbrasil, também contribuiu para o crescimento na base de dados do Sumário. Para as análises é utilizada a Metodologia de Modelos Mistos sob Modelo Animal em BLUP, com Matriz de Parentesco Completa. No ano passado tivemos MATRIZES DE PARENTESCO com 86.528 animais, para os quais foram obtidas DEPs de sete características de ambas as raças. São elas: PND (peso ao nascimento efeito Direto), PDD (peso a desmama efeito Direto), PAD (peso ao ano efeito Direto), PSD (peso ao sobreano efeito Direto), MT (efeito Materno Total), PDM (peso a desmama efeito Materno - Maternal Milk), PNM (peso ao nascimento efeito Materno). Neste ano atingimos 88.007 animais, assim distribuídos: 73.724 animais na matriz de parentesco para a raça SIMENTAL e 14.283 para SIMBRASIL, com crescimento médio de 2%.
 
Dentre todas as outras, merecem destaque as características relacionadas ao Efeito Materno, principalmente na RAÇA SIMBRASIL. Para esta raça, a média do Peso a Desmama Maternal (PDM - Maternal Milk1), guiando-se nos Líderes para Efeito Materno Total, subiu de 0,04 kg no Sumário 2013, para 0,20 kg no Sumário 2014. A própria característica Efeito Materno Total (MT)2 apresentou significativo acréscimo de 3,22kg (2013) para 3,67kg (2014) no período. A expressão seguinte demonstra as relações entre o efeito Materno Total (MT), o Peso a Desmama Direto e o Peso Desmama efeito Materno: 
MT= 0,5 PDD + PDM.
 
Comparando os Touros SIMBRASIL, Líderes Genéticos para DEP no Peso a Desmama efeito Direto (PDD), os valores médios foram 4,67kg (2013) e 6,35kg (2014), correspondendo a aumento de 35% no período. Estes valores podem sinalizar a intensidade seletiva há anos aplicada na Raça Simbrasil, a interesse de seus criadores, visando o melhoramento genético do Efeito Materno Total. O aumento nesta característica é responsável pela safra de filhas e netas com boa eficiência criadeira, efeito maternal dos genótipos Simental, que também está presente nos genes dos touros, aqui representado na característica PDM, com herdabilidade (h2m) materna estimada em 12%.
 
Para o ganho imediato no produto final, de pronto interesse para os produtores de gado comercial de corte, que utilizam Touros das Raças Simental ou Simbrasil sobre fêmeas mestiças, com vistas ao aumento do peso final da carcaça, cujos produtos vão ao frigorífico, os Sumários 2013 e 2014 indicam que foi mantida a consistência nos valores de DEP (+15 kg e +20 kg), respectivamente para Peso ao ANO e SOBREANO. Valores genéticos (DEP) como estas DEP superiores, permitem inferir sobre o ganho de peso final da carcaça com pagamento de bonificações por sua qualidade e precocidade, marcas registradas dos genótipos Simental no Brasil. 
 
O sumário é ferramenta essencial na administração, seleção e acasalamento dos rebanhos. Com a aplicação racional dos dados é possível aumentar a lucratividade do plantel pela otimização do uso de reprodutores. Interessados em obter o catálogo na versão impressa devem solicitar diretamente a ABCRSS pelo (28) 3521-5666 ou pelo e-mail simental@simentalsimbrasil.org.br.
 
Sobre a ABCRSS - Fundada em 1963, a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS, com sede em Cachoeiro de Itapemirim/ES, conta com 2.570 associados inscritos desde a criação, distribuídos por todo o país. Mais de 390 mil exemplares Simental (Mestiços, PC e PO) e 37 mil da raça Simbrasil (dados até 12/2013) estão no registro oficial. Estima-se que mais de 1,5 milhão de bovinos com sangue destas raças faça parte do rebanho brasileiro em sistemas produtivos de carne e leite. Nos últimos quatro anos a Associação intensificou o intercâmbio de genética com países latino-americanos destacando-se Costa Rica, Panamá, México, Colômbia e Chile. Em 2012 iniciou o projeto de certificação para marcas de carne dentro do conceito Top Beef Premium. Saiba mais: www.simentalsimbrasil.org.br.
 
Informações e atendimento à imprensa:
ContatoCom RPwww.contatocom.com(15) 3326-3331
•Miro Negrini – miro.negrini@contatocom.com - (15) 98159-9000
•Sandra Lima – sandra.lima@contatocom.com - (15) 98159-8000
 

 

Parceiros