Início / Notícias

Agroleite recebe 3ª etapa do ranking leiteiro Simental

A cada ano aumenta o número de criadores interessados em incluir seus animais no evento Mais de 90 animais foram inscritos para a 3ª Etapa do Ranking Nacional do Torneio Leiteiro Simental, que será realizado durante a Agroleite em Castro, PR, entre os dias 5 e 11 de agosto.
Esta é a 6ª edição da Exposição Simental no evento paranaense e o número de animais participantes tem aumentado ano a ano. O máximo é de 90 exemplares. “O limite só é mantido porque não dispomos de mais argolas para a inscrição de outros animais”, explica Luis Geraldo Almeida, pecuarista, membro da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e responsável pela participação do Simental na Agroleite.Segundo Almeida, para os próximos anos, a organização da Agroleite prevê uma pré-seleção dos animais para participação na exposição e no torneio leiteiro. “Há muitos criadores interessados em participar e uma opção será admitir apenas os melhores exemplares para o evento”, diz.As avaliações dos animais serão realizadas entre os dias 8 e 11 de agosto, 25 fêmeas participam do torneio leiteiro e pelo menos 65 touros estarão na exposição. A média de produção das vacas adultas, que era de 28 quilos de leite nos primeiros torneios, agora já atinge 52 quilos. “O desempenho produtivo tem melhorado ano a ano e a participação no ranking nacional ajuda a comprovar a qualidade da raça”, continua o criador.
O julgamento do torneio leiteiro será conduzido pelo jurado austríaco Friederich Fuehrer, diretor da Genostar, maior central de sêmen da Áustria. “Nos anos anteriores, funcionários da central avaliaram os animais, a presença do diretor mostra o aumento do interesse pela genética Simental”, conclui.

Fonte: Portal DBO


Parceiros