Início / Notícias

Simbrasil reúne produtividade leiteira e carne de qualidade

Uma raça que reúne produtividade leiteira e ganho de peso que resulta em uma carne de alta qualidade é produto da combinação do simental com as rústicas zebuínas. O gado simbrasil, idealizado há mais de meio século no país atende às principais exigências da pecuária atual, segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, Alan Fraga.

 

Fraga é filho de Agostinho Caiado Fraga, fundador da Associação que, na década de 1960, viu potencial no cruzamento do simental com os zebuínos e começou o trabalho que deu origem à raça. Segundo Alan Fraga, seu pai, já falecido, era um homem à frente de seu tempo.

– Ele lia muito na época. Buscava o que acontecia. Eu lembro que temos guardado até hoje livros daquela época, que são verdadeiras relíquias. A tecnologia, a modernização, tão importante nas feiras, nutrição animal. Quer dizer, naquela época, ele já utilizava. Então, ele já era muito atuante e dedicado. E, na raça simental e simbrasil, ele foi a pessoa que realmente fez com que essas duas raças estivessem presentes no território nacional – relata.

A criação do simbrasil atende um mercado no qual a parte técnica, as certificações e a produção leiteira são cada vez mais exigidas pelos criadores. Hoje, o rebanho brasileiro registrado é de 50 mil cabeças, mas a raça já ultrapassa as barreiras nacionais, de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil, Carlos Eduardo da Silveira.

– Nós temos Panamá, que tem um excelente mercado, com um clima parecido com Pará, Amazônia. Temos a Costa Rica, que foi um dos primeiros mercados a nos procurar e tem excelentes animais, porque já existia um pouco de sim americano. Necessitava melhorar essa produtividade e foi aí que entrou o simbrasil. Temos o México, a Colômbia, o Equador, Guatemala, Nicarágua, mas o principal mercado fora do país é a Colômbia – aponta.

Os criadores de todos esses países foram atraídos pela possibilidade de fazer o cruzamento de 5/8 de simental com 3/8 de qualquer raça zebuína. O objetivo é obter rusticidade, produtividade leiteira, ganho de peso e todas as vantagens que essa mistura confere à pecuária.

– Um animal que daria produção com europeu e a adaptabilidade que tem o zebu, pensando que o Brasil tem o melhor zebu do mundo, a maior variedade e o melhor trabalho de melhoramento genético e desenvolvimento. Por isso, o sucesso do simbrasil. Existe o simbrasil feito com todas as raças zebuínas. A maior parte é o nelore, que é o maior rebanho do Brasil. Temos com gir. Quem está preocupado com aptidão leiteira, com guzerá e até com brahman – pontua Silveira.

Fonte: Cristiane Viegas

Rural BR Pecuária

Parceiros