Início / Notícias

Entrevista BeefPoint

Alan Fraga, presidente da Associação Brasileira de Criadores das raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) participa de entrevista ao BeefPoint dizendo sobre a Associação, seus números, características das raças, incentivos aos associados e planos para 2012. Acompanhe:

1- Histórico da Associação e número de associados
De origem suíça, a raça Simental foi introduzida no Brasil em 1904, por iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo, visando fomentar a pecuária. Em 1945, Agostinho Caiado Fraga conhecido como “Fraguinha”, reuniu exemplares da raça, remanescentes das importações no estado de Minas Gerais, e com vários adeptos, fundou em 28 de junho de 1963 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES, a Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental – ABCRS.
A persistência de Agostinho Caiado Fraga, não parou por aí, em suas andanças pelo interior do Brasil observou que o gado obtido do cruzamento entre as raças Simental e Zebu apresentava extraordinário desenvolvimento, além de excepcional resistência ao calor. Foi então, que Fraguinha pensou em produzir um animal com a fixação do tipo 5/8 de sangue Simental e 3/8 Zebu, dando origem a um produto sintético que ele próprio batizou de Simbrasil.
A ABCRS obteve em 1989 o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para executar as atividades inerentes ao registro do então chamado “Gado Simbrasil”. A partir de 2001, o MAPA, reconhece o ecótipo Simbrasil como sendo Raça Simbrasil.
No ano de 2004, foi feita a alteração da razão social passando a ter o seguinte nome: Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil – ABCRSS.
Atualmente, tendo com presidente Alan Fraga, conta com 2565 associados inscritos desde a fundação, distribuídos por todo o país.
2- Sobre o rebanho da raça no Brasil:
a) Qual o tamanho do rebanho no país?
Os registros oficiais da ABCRSS informam 387.748 animais Simental (Mestiços, PC e PO) e 36.743 exemplares da raça Simbrasil.
Estima-se que no rebanho brasileiro atualmente tenha 1,5 milhões de bovinos com sangue Simental e Simbrasil, sem controle oficial.
b) Como está e qual é o crescimento anual do rebanho?
O grande crescimento das raças tem sido através de cruzamentos, para a produção de carne, sendo a raça Nelore a mais utilizada. Já para a produção de leite são utilizadas as raças Girolando e Holandês. Destacamos recentemente, resultados obtidos pela raça Simbrasil com base zebuína na raça Gir, através de controle leiteiro oficial; matrizes com produção de até 11,500 kg em lactação.
c) Como está distribuído geograficamente no país?
As raças Simental e Simbrasil estão distribuídas por todo o Brasil, com predominância na região sudeste, sendo que o estado de São Paulo tem o maior número de animais PO (Puros de Origem).
3- Quais são as principais características da raça?
O Simental é uma raça de dupla aptidão, e vem se destacando, tanto na produção de carne como na produção de leite. Apresenta alta fertilidade, habilidade materna, adaptabilidade, conversão alimentar, precocidade produtiva e reprodutiva, além da precocidade de crescimento, característica essa peculiar à raça Simental, assim como o acentuado dimorfismo sexual.
Nenhuma fêmea consegue mostrar eficiência reprodutiva, se não possuir alta fertilidade. Maiores evidências dessa característica são também verificadas, quando consideramos ter sido a raça Simental a primeira a ser utilizada nos processos biotecnológicos de Transferência e Bi-Partição de Embriões; Fecundação in Vitro e também na produção do primeiro clone do Brasil.
Possui uma carne macia e marmorizada com gordura entremeada às fibras, o que lhe confere excelente sabor.
Com relação ao leite produzido, ressaltamos o maior teor de sólidos totais, além de apresentar um baixo número de células somáticas, conferindo integridade ao úbere, que lhe proporciona maior vida produtiva.
No Brasil, é mais utilizada visando cruzamentos, principalmente com animais da espécie zebuínas. As fêmeas desse cruzamento estão dentre às preferidas para utilização como receptoras de embriões.
Os machos, no campo demonstram vigor, rusticidade, velocidade de ganho de peso com alto rendimento de carcaça, sendo que, quando em confinamento, tais características são exacerbadas, principalmente pela adaptabilidade em decorrência da docilidade dos mesmos.
A raça Simbrasil, se complementa, reunindo o que há de melhor na raça Simental e também nas raças zebuínas, evidenciando as características de precocidade, produtividade (carne e leite); adaptabilidade; docilidade; longevidade; fertilidade; velocidade de ganho de peso; habilidade materna e rusticidade.
Quando citamos a rusticidade, ressaltamos ser uma característica de fundamental importância, herdada das raças zebuínas, a qual confere aos reprodutores Simbrasil, a capacidade de transmitir suas qualidades aos produtos no cruzamento, trabalhando em condições de pastagens e clima, muitas vezes desfavoráveis aos reprodutores taurinos. E quanto à herança do Simental, relatamos a maior precocidade e docilidade, conferindo um manejo mais facilitado, imprimindo assim um maior ganho de peso e uma carcaça superior, atendendo as exigências do mercado atual.
Outra aptidão reprodutiva, que não podemos deixar de comentar, refere-se aos cruzamentos dirigidos visando a obtenção de matrizes rústicas e com maior aptidão leiteira. Condição trabalhada em ambos os troncos étnicos.
Para o Simbrasil, quais as raças zebuínas permitidas?
Todas as raças zebuínas são admissíveis para a formação do Simbrasil, porém as mais trabalhadas são: Nelore, Guzerá, Brahman e Gir.
Simental:

Simbrasil:


4- Qual o principal modelo utilizado atualmente para terminação dos animais: a pasto ou confinamento? E qual o mais indicado?
Ainda se usa muito a terminação a pasto, mas a cada ano a prática do confinamento tem sido cada vez mais usada, favorecida pela grande capacidade de conversão alimentar.
Não temos um modelo de indicação de terminação, pois depende de cada situação vivenciada pelo criador.
5- Como é desenvolvido o programa de qualidade de carne?
A Associação não tem um programa de qualidade de carne, o que temos são trabalhos feitos por criadores das raças. Podemos citar como exemplo, a AgroZurita, que vem utilizando animais Simental de origem Sul-Africana cruzados com Nelore. Essa genética Simental, tem animais extremamente precoces de rápida terminação com testes positivos para marmoreio e maciez da carne.
O resultado apresentado a seguir, foi de um lote de 46 animais ½ sangue Simental x Nelore, criados pela AgroZurita e adquiridos de parceiros, desmamados e enviados ao confinamento do Frigorífico Bertin em Lins, SP, no qual permaneceram por 139 dias até o abate.
O arraçoamento utilizado no confinamento foi bagaço de cana hidrolisado, polpa cítrica e núcleo de minerais, alimentação esta de custo baixo. Os resultados em relação ao ganho de peso (machos, 1,246 kg/dia e fêmeas, 1,148 kg/dia) e principalmente à conversão alimentar foram excelentes, com média de 16,03@ para os machos e 13,42@ para as fêmeas.
Os animais foram abatidos com pouco mais de 1 ano de idade, atingindo o rendimento de 58,3% para as fêmeas. Obtivemos rendimentos máximos de carcaça dos machos de 62,7% e das fêmeas de 58,3%.
Todas as carcaças das fêmeas foram consideradas “perfeitas”, sendo 100% destinadas à exportação e 92% das carcaças dos machos foram destinadas à exportação.
a) Há parcerias com frigoríficos?
Estamos iniciando os trabalhos com relação as parcerias, sendo que já temos criadores investindo diretamente com os frigoríficos, visando agregar valor aos animais abatidos, aumentando o mercado de comercialização da carne.
6- Como a raça é divulgada para o consumidor? Há marcas próprias vendidas no varejo e/ou parcerias com restaurantes?
A raça Simental é divulgada através da Carne Z (AgroZurita), que está sendo comercializada em restaurantes, supermercados e através do mercado varejista em geral. E também, através dos criadores (produtores de leite), que industrializam o leite para a produção de queijos, levando na embalagem o nome da raça Simental, abrindo o mercado para novos investidores.
Durante a Feicorte 2011 realizada no período de 13 a 17/06/2011, foi dado continuidade ao projeto: “Pecuária Sustentável – Sim é Possível” lançando o Espaço Carne, como uma ação focada na demonstração dos trabalhos realizados pelas empresas, pecuaristas e todos os envolvidos na cadeia produtiva, na busca pela excelência da carne brasileira.
Degustação de carne bovina e projeto Caminho do Boi fizeram parte da grade de atividades do Espaço Carne e as raças Simental e Simbrasil estiveram presentes.
O objetivo com o Espaço Carne foi reunir em um único local, as principais empresas que representam os diversos elos da cadeia de produção de carne, visando o aumento do consumo, promoção dos conceitos de sustentabilidade na pecuária de corte e divulgação das qualidades da carne.
7- Como a Associação busca novos produtores associados? Quais formas de fomento da raça para os associados atuais?
A ABCRSS tem 07 Núcleos Regionais distribuídos no país, que nos ajudam na promoção de eventos com ambas as raças.
Os novos associados são atraídos fundamentalmente pela qualidade genética dos genótipos Simental e Simbrasil, cuja credibilidade é confirmada na criação dos animais. Ao iniciar o manejo, eles já verificam in loco os valores genéticos das raças, ao constatarem o nascimento de bezerros saudáveis com boa taxa de crescimento, sustentados por leite de alta qualidade, produzidos por vacas Simental e Simbrasil, com partos naturais todo ano. Os resultados práticos no campo e o bom comércio com alta demanda de animais para reprodução, tem sido a melhor ferramenta para atrair os novos associados das raças Simental e Simbrasil.
As Exposições Regionais ranqueadas, durante todo o ano e a Exposição Nacional, tradicionalmente realizada no mês de junho no Centro de Eventos Imigrantes, em SP, têm sido as formas básicas de estimular os associados na Dupla Aptidão das raças Simental e Simbrasil. Nos Concursos Leiteiros temos tido vacas campeãs com médias superiores de 60 kg/dia em 3 ordenhas. Outra forma de fomentar e manter a adesão nas raças é o Sumário de Touros, que se encontra na 14ª Edição (2011). Esse Catálogo de Valores Genéticos é resultante do amplo Programa de Melhoramento Genético da ABCRSS, iniciado nos anos 1970`s onde são publicadas as DEP dos Touros Simental e Simbrasil e maior acurácia, bem como os Líderes Genéticos de ambas as raças.
8- Quais principais planos para o ano de 2012? E para o longo-prazo?
A Associação como nos demais anos continuará com uma grande participação em exposições em todo o país, tanto para a carne e como também especializadas em leite;
Prosseguir com os convênios com as entidades de pesquisas;
Incentivar os criadores para participação nas provas de melhoramento genético;
Investir ainda mais, na área de informática através da internet, melhorando a comunicação da ABCRSS com os criadores e interessados nas raças;
Divulgar a nossa genética, através de participação em eventos internacionais, na América Latina.
9- Fique a vontade para deixar uma mensagem da Associação aos leitores BeefPoint.
A ABCRSS tem grande satisfação em orientar os novos criadores e interessados pelas raças, e com isso poder comprovar a dupla aptidão (carne e leite). Considerando que, essas características fazem a diferença nas raças Simental e Simbrasil.

Parceiros