Início / Notícias

2º Simpósio Integração MG, ES e BA ganha destaque no cenário nacional


Representantes de toda a cadeia produtiva da pecuária bovina de corte e de leite dos municípios localizados na região leste e nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e sul da Bahia participarão da 2ª edição do Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina. O evento será realizado no Lions Clube em Nova Venécia (ES), entre os dias 2 e 3 de março.
A proposta do simpósio é fortalecer todos os elos da cadeia da carne e do leite e ampliar a produção e a produtividade dos pecuaristas”, explica Nabih El Aouar, presidente do evento. Em 2011 foram 504 participantes, para 2012 a expectativa é de que sejam realizadas mais de mil inscrições.
Durante dois dias serão realizadas 11 mesas de debates com pecuaristas, técnicos rurais, presidentes de sindicatos rurais e cooperativas de laticínios. Também estarão entre os participantes executivos de frigoríficos e de bancos públicos, secretários de agricultura dos três estados e instituições de defesa animal e representantes do Ministério da Agricultura.
A conferência de abertura vai abordar a importância da pecuária bovina nas três fronteiras e sua relação com o poder público. Gestão empresarial, práticas de bem-estar e agricultura sustentável estarão entre os temas apresentados durante o simpósio.
El Aouar presidiu a Associação Capixaba de Criadores de Nelore (ACCN) por duas gestões entre 2007 e 2011, e está à frente do Simpósio desde a primeira edição. Ele explica que o objetivo do evento é mostrar o potencial de crescimento e investimento da região. “Estamos no maior centro econômico e consumidor do País”, lembra.
A região apresenta condições semelhantes em rebanho bovino, sistemas de comercialização, preços de produtos lácteos e carne bovina. Nove frigoríficos e 11 laticínios atendem a área que reúne cerca de sete milhões de cabeças de gado. A infraestrutura logística para escoamento dos produtos agropecuários também é comum aos municípios da localidade.
Resultados
Por sua característica mobilizadora e pelo ineditismo de reunir em um só local a força produtiva de três importantes estados pecuários, o simpósio começa a ganhar importância no cenário econômico nacional. O simpósio é itinerante e a próxima edição deverá ser realizada na Bahia.
Levantamento do Sindicato Rural do município de Carlos Chagas (MG), onde foi realizado o primeiro simpósio, em fevereiro de 2011, mostrou que após o evento o faturamento dos leilões de bovinos da região registrou aumento de 125%. “A possibilidade de mostrar o trabalho sério realizado pelos pecuaristas da região despertou o interesse de instituições financeiras que decidiram investir na comercialização de gado nos remates locais”, diz El Aouar.
Os interessados devem acessar o site www.visioneventos-es.com.br para efetuar as inscrições. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@visioneventos-es.com.br ou pelo telefone (27) 30190 647.

Fonte: Portal DBO

 

 

Parceiros