Início / Notícias

Simental na Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho

Entre os 22 garrotes da raça simental que participaram da Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho este ano, 9 alcançaram ganhos de peso superiores ao grupo contemporâneo. Os animais que participaram da prova nasceram entre os dias 15 de agosto de 2010 e 15 de novembro de 2010 e entraram no confinamento do Centro de Pesquisa do IZ no dia 3 de maio deste ano. Depois de 56 dias de adaptação foram pesados no dia 28 de junho para o inicio da prova que durou 112 dias, terminando no dia 18 de outubro. A média de ganho de peso do lote foi de 1.013 gramas por dia.

Durante este período receberam ração à vontade com 44% de feno de Jaraguá e braquiária, 32,2% de quirera de milho, 21,4% de farelo de caroço de algodão, 0,5% de ureia e 1,4% de sal mineral. Os animais foram acompanhados pela equipe de pesquisadores do IZ e classificados nas categorias de elite, superior, superior mediano, regular, comum e inferior, de acordo com o ganho de peso diário e outros índices zootécnicos de desempenho.

Quatro animais se classificaram como Elite com ganho médio de 1.317 gramas por dia. Dois deles pertencem ao criatório de Mario Coelho Aguiar Neto, um é da criação de Antonio Carlos de Oliveira e o outro de Marisa de Barros Saad. Outros três ficaram na classificação como superiores e são dos criatórios de David Fernandez, Marisa Saad e Rafael Munhoz Gaeta e alcançaram a classificação de superiores com ganho médio de peso de 1.107 gramas por dia. Mais dois garrotes chegaram a classificação de superiores medianos com ganho médio de 1.059 gramas por dia e são de propriedade dos criadores Paulo de Castro Marques e Mario Coelho Aguiar Neto.

Participaram da prova deste ano os criadores Antonio Carlos de Oliveira, da Fazenda Vale Verde, de Sacramento-MG, com três animais; Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, de Fama-MG, com seis animais; David de Jesus Fernandez, da Fazenda Alambary, de Botucatu-SP, com três animais; Mario Coelho Aguiar Neto, da Fazenda Água do Moinho, de Avaré-SP, com quatro garrotes; Marisa de Barros Saad, do Simental da Band, de Bragança Paulista-SP, com 2 animais: Sérgio Vieira Attie, da Fazenda Vertente, de Uberlândia-MG, com quatro animais; e Rafael Munhoz Gaeta, da Fazenda Barranco Vermelho, de Avaré-SP, com um garrote do seu criatório.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil diz que foi muito bom a raça ter voltado a participar da Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho, depois de oito anos ausente e agradeceu aos criadores que contribuiram com o envio dos animais. "É a prova de ganho de peso mais tradicional do País, com mais de 60 anos de credibilidade e não podemos mais ficar de fora dela, espero que no ano que vem mais criadores participem, aumentando o número de animais testados lá", diz ele.

Minotauro do Mamado

 

Clique no link abaixo para ver o resultado:

Resultado Final Simental 2011

Parceiros