Início / Notícias

Simental e Simbrasil têm 23ª edição de seu Sumário de touros

A Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil (ABCRSS) lançou a 23ª. Edição do Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil sob coordenação do pesquisador Luiz Fernando Aarão Marques da UFES (ES) e Henrique Nunes de Oliveira, da Unesp de Jaboticabal (SP). A publicação traz informações de 339 animais, sendo 273 da raça Simental e 66 do Simbrasil.
 
“O sumário é uma ferramenta importante para a escolha dos reprodutores que serão usados nos rebanhos de seleção e cruzamento”, afirma Alan Fraga lembrando que a cada ano, com a safra de touros jovens, novos nomes com até cinco anos confirmam-se raçadores dentro do Simental e do Simbrasil.
 
Os animais estão distribuídos nas categorias touros, touros jovens (com progênie), machos jovens (sem progênie) e líderes genéticos de ambas as raças.
 
Para constar no sumário como touro, o professor da UFES explica que é exigido que o reprodutor tenha pelo menos 10 filhos em 2 rebanhos e apresente acurácia  maior que 45% para DEP’s de Efeitos Diretos.
 
Marques explica que é esperado “que seja reprodutor em atividade genética, isto é, com produto nascido nos últimos 5 anos”.  Já os líderes genéticos do relatório são os reprodutores 10% superiores em cada característica, com progênie distribuída no mínimo em 5 rebanhos e constam de relatório à parte.
 
A publicação é organizada em tabelas que consideram as características de desmama, peso ano, peso ao sobreano, efeito materno total e peso a desmama materno.  A cada anuário são incorporados novos animais e rebanhos ao programa da avaliação genética, o que segundo a entidade, reflete em maior interesse e engajamento dos criadores no processo como também maior acurácia das informações.
 
A ABCRSS, anualmente, organiza o Sumário de touros sem custo aos criadores e o disponibiliza gratuitamente para todos os pecuaristas brasileiros. “O pecuarista precisa ter informação disponível à mão para imprimir o maior ganho produtivo no rebanho. É uma exigência cada vez maior da pecuária nacional”, completa Adib Dau Neto, diretor de marketing da entidade sobre a importância da publicação.
 
O sumário de touros está disponível para download na página da ABCRSS e também pode ser solicitada a edição física à associação.
 
http://simentalsimbrasil.org.br/sumario-simental-pdf/

Parceiros