Início / Notícias

II Congresso Simmental & Simbrah das Américas.

Aconteceu no período de 10 a 15 de outubro, na cidade de Guadalajara no estado de Jalisco no México, o II Congresso de Simental e Simbrah das Américas organizado pela Asociación Simmental Simbrah Mexicana, onde reuniu delegações de 25 países com a participação do Brasil. A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS esteve representada pelo Presidente Alan Fraga, 1º Vice-Presidente Mário Coelho Aguiar Neto (Mamado), sendo estes palestrantes e pelo criador Milton Hage.

O Ciclo de Conferências Técnicas realizado no evento foi uma excelente oportunidade de divulgar os trabalhos realizados em nosso país, Alan Fraga falou sobre a história da ABCRSS e os serviços executados, as primeiras importações, influências genéticas no início da seleção do Simental e a formação da raça Simbrasil até os dias atuais. Já Mamado deu ênfase a parte técnica, destacando as linhas genéticas utilizadas atualmente nas raças Simental e Simbrasil, trabalhos realizados com as linhagens leiteiras (Simlandês) e pesquisa de melhoramento genético através do Sumário.
 
A proposta do Sumário Intertropical foi feita pelo Brasil no 20º Congresso Mundial de Simental e Simbrah da Colômbia em 2014, onde recebeu apoio da comunidade internacional para a elaboração deste Sumário que contemplará informações de animais de vários países tropicais, o primeiro passo para concretização deste projeto foi assinar durante o Congresso Americano uma “Carta de Intenção” entre Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e México para realização de pesquisas de evolução genética do Simental e Simbrah que serão feitas pelo Centro Nacional de Investigación Disciplinaria em Fisiología y Mejoramento Animal – INIFAP. “Queremos realizar uma parceria que seja produtiva para os pecuaristas de todos os países de clima tropical”, ressaltou Fraga. Segundo ele, os criadores latino-americanos querem aplicar o conhecimento técnico de acasalamentos e uso de genética Simental do Brasil para melhoramento de seus respectivos rebanhos nacionais. “E isso interessa muito para nós”.
 
Aproveitando a oportunidade, foi criada a Federacíon Simmental Simbrah de Las Americas - FSSA com participação de 07 países: México, Costa Rica, Brasil, Guatemala, Colômbia, Canadá e Estados Unidos com o objetivo de implementar, desenvolver e promover as raças Simental, Simbrah (Simbrasil) e seus cruzamentos em todo continente americano.
 
A Exposição Nacional de Jalisco, realizada durante o Congresso, contou com mais de 500 animais de excelente genética e participação de mais de 40 criadores de 12 estados do México, com o objetivo principal de compartilhar experiência e conhecimentos entre os pecuaristas.
 
 
 
 
 
 
 

Parceiros