Início / Notícias

Congresso Brasileiro do Simental e Simbrasil reúne criadores de todo o Brasil é nesta sexta-feira em Avaré, SP, durante a Emapa

 

 
Além da troca técnica, o evento contou com participação de um criador colombiano. A noite encerra com entrega de prêmios e o Leilão Nacional pelo Canal Terra Viva
 
O Congresso Brasileiro das raças Simental e Simbrasil marcou o clímax das comemorações dos 60 anos da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS). Sediado em Avaré (SP), durante a Emapa, o evento fora aberto com a fala do vice-presidente da ABCRSS Rogério Naim Sawaia e contou com palestras e mesas redondas para discussões sobre a raça. Participaram criadores de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Paraná.
 
Conhecidas pela dupla-aptidão, isto é, a capacidade de produzir leite e carne em quantidade e qualidades altas, as raças foram o centro de diversas rodas de conversa. A primeira, focada na produção leiteira discutiu temas como a nutrição dos animais, como lidar com os carrapatos, desmame dos bezerros, preparações pré, durante e pós-parto. 
 
A segunda roda, focada nos produtores de corte, foi baseada em discussões sobre a busca por maior produtividade, a qualidade da carne das raças e a valorização dos animais. Por fim, a roda de conversa sobre o Simbrasil foi palco de um papo sobre a busca de uma padronização genética da raça, sua rusticidade e seleção. Após as rodas, foi lançado o sumário genético das raças, que funciona como um guia técnico para definir os acasalamentos, além do fechamento com o criador colombiano Camilo Osorio, membro da Associação Colombiana de Simental, que contou sua experiência em outro país da América do Sul.
 
Em sua parte final, o evento premiou os Grandes Campeões da Exposição Nacional das raças, ocorrida em outubro, e contou com um leilão com oferta de animais premiados na exposição nacional.
 
Sobre a ABCRSS
Fundada em 28 de junho de 1963, com sede no município de Cachoeiro do Itapemirim (ES), a então Associação Brasileira dos Criadores da Raça Simental – que mais tarde viria a se fundir com a Associação Brasileira de Criadores de Gado Simbrasil (ABCGS) – tem sido fundamental para o desenvolvimento das raças em terras brasileiras, tendo sido, inclusive, protagonista para o reconhecimento do Simental enquanto raça. A entidade comemora 60 anos de existência em 2023 e, em função desta data, organiza o Congresso Brasileiro das Raças.
 
Com a missão de desenvolver ambas as raças, a Associação promove o intercâmbio entre criadores associados e “busca fomentar uma produção responsável, com foco na alta produtividade e sustentabilidade, seja no corte ou no leite”, explica o presidente da ABCRSS Bernardo de Vasconcellos. Saiba mais em www.simentalsimbrasil.org.br

 

Parceiros