Início / Notícias

Congresso Internacional discute benefícios do Simental brasileiro

Representantes de 19 países das Américas, Europa e Oceania reunidos na Colômbia apoiam fim de barreiras, melhor integração entre selecionadores e a criação do Sumário Intertropical
 
Do total de 23 nações que integram a Federação Mundial da Raça Simental, com sede na Republica Checa, delegações de 19 países estiveram reunidas no 20º Congresso Mundial da Raça Simental, com sede em Bogotá e Cartagena. Com a presença de 236 criadores, dos quais 167 eram estrangeiros, dentre eles sete brasileiros, o evento levantou três aspectos de interesse para a pecuária nacional: a relevância do uso do Simental Brasileiro no rebanho tropical, a criação de um sumário interamericano organizado pelo País com apoio da comunidade latino-americana de pesquisadores e ajustes nos protocolos sanitários para exportação de sêmen e embriões da raça pelo Brasil.
 
Organizado pela Asociación Colombiana de Criadores de Ganado Simmental Simbrah y sus Cruces, Asosimmental-Simbrah, entre 18 a 23 de julho, o evento serviu como vitrine para o marketing do Simental Brasileiro. Criador e diretor da Taurus Genética de Botucatu (SP), Mario Coelho Aguiar Neto (Mamado), expôs no dia 23, em Cartagena, os benefícios da adaptação ao nosso ambiente e da miscigenação perfeita resultante da genética importada da Alemanha, Suíça, Áustria, Canadá, EUA e África do Sul. “O Simental Brasileiro é o produto final de mais de 100 anos de seleção a campo. É uma alternativa para o uso de uma raça europeia em monta natural em zonas tropicais”, frisou ao demonstrar o ganho de tempo em programas de seleção para os criatórios situados nos países entre os trópicos.
 
O assunto repercutiu tanto no Congresso que países como México e Colômbia acolheram de imediato a proposta de criação de um Sumário Interamericano da Raça Simental e Simbrasil (Simbrah, para os países de língua espanhola) em clima tropical. Diante do apoio da comunidade internacional, a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS colocou-se à disposição para elaboração do Sumário Intertropical que contemplará informações de animais de vários países tropicais. O trabalho será desenvolvido conjuntamente com os pesquisadores brasileiros Dr. Luiz Fernando Aarão Marques e Dr. Henrique Nunes de Oliveira.
 
Rubén Darío Lizarralde, ministro da Agricultura colombiano, foi questionado pelo membro do Conselho Administrativo da Asosimmental-Simbrah, Daniel Espinosa Garcés, para que intensifique o intercambio com o Brasil visando maior oferta de nossa genética. Esse assunto foi discutido com o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), no último dia 4 de agosto, com a intenção de estudar o protocolo sanitário e as ações necessárias para o comércio de sêmen bovino congelado. O encontro faz parte dos acordos alcançados no final do 20º Congresso Mundial. "O interesse da Colômbia é explicado por três fatores: a capacidade de adaptação do Simental aos trópicos, a produtividade em ganho de peso e massa muscular em um curto espaço de tempo e a alta pressão de seleção realizada no país", disse Mamado.
 
Na Exposição Nacional de Bogotá, realizada durante o Congresso, havia pelo menos cinco animais resultantes de embriões de matrizes brasileiras e alguns filhos nascidos a partir de sêmen importado do Brasil.“Nosso intuito é fixar características comerciais sólidas que vão garantir um mercado seguro por longo prazo”, disse Alan Fraga, presidente da ABCRSS. Um estande foi montado na Feira de Negócios para promover as raças e organizar futuras visitas de criadores latino-americanos ao Brasil, iniciativa dos criadores Carlos Eduardo F. da Silveira (Dudu), Mário Coelho Aguiar Neto (Mamado), Alan Fraga, Antônio Casquel Neto e Ricardo H. Galvão com o apoio da Associação. A delegação brasileira visitou várias fazendas tanto na região temperada de Bogotá onde predomina uma genética europeia como na região tropical de Cartagena onde o forte são os cruzamentos com raças zebuínas, sobretudo o Brahman.
 
O próximo Congresso Mundial acontece em 2016, na Polônia.
 
Sobre a ABCRSS - Fundada em 1963, a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS, com sede em Cachoeiro de Itapemirim/ES, conta com 2.570 associados inscritos desde a criação, distribuídos por todo o país. Mais de 390 mil exemplares Simental (Mestiços, PC e PO) e 37 mil da raça Simbrasil (dados até 12/2013) estão no registro oficial. Estima-se que mais de 1,5 milhão de bovinos com sangue destas raças faça parte do rebanho brasileiro em sistemas produtivos de carne e leite. Na 16ª Edição (2013), o Sumário de Touros avaliou mais de 86 mil animais de ambas as raças, em 226 criatórios de todas as regiões brasileiras, dentro do Programa de Melhoramento Genético iniciado nos anos 70. Nos últimos quatro anos a Associação intensificou o intercâmbio de genética com países latino-americanos destacando-se Costa Rica, Panamá, México, Colômbia e Chile. Em 2012 iniciou o projeto de certificação para marcas de carne dentro do conceito Top Beef Premium. Saiba mais: www.simentalsimbrasil.org.br.
 
Informações e atendimento à imprensa:
ContatoCom RPwww.contatocom.com (15) 3326-3331
•Miro Negrini – miro.negrini@contatocom.com - (15) 98159-9000
•Sandra Lima – sandra.lima@contatocom.com - (15) 98159-8000

Parceiros