Início / Notícias

MAPA autoriza controle de Simlandês e Simangus

Ofício libera avaliações zootécnicas para formação dos puros sintéticos com base em pelo menos duas gerações.
 
A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS deu início a partir de fevereiro/2014 aos controles genealógicos dos animais 1/4 de sangue, que formarão a base dos puros sintéticos (PS) das novas raças de bovinos Simlandês (cruzamentos genéticos de Simental com gado Holandês) e Simangus (cruzamentos genéticos de Simental com gado Aberdeen Angus), conforme autorização CPIP/DEPROS Nº 004/2014 enviada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Conforme determina o Ministério a emissão dos registros dos animais PS, somente ocorrerá após análise de pelo menos duas gerações, tanto para o Simlandês quanto para o Simangus.
 
A realização dos registros genealógicos tem início com as comunicações de ocorrências aos criadores (Cobrição Monta Natural; Inseminação Artificial; Transferência de Embriões; Fecundação in Vitro; Transferência Nuclear; Nascimento; Transferência de Propriedade de Animais; Morte e CDP), de acordo com os prazos previamente estipulados nos regulamentos específicos de cada uma das novas raças.
 
Quanto ao controle realizado previamente pelos criadores e posteriormente pelos técnicos, estes seguirão os moldes utilizados nas raças Simental e Simbrasil. “A ABCRSS promoverá reciclagens e atualizações do corpo técnico, visando o perfeito andamento na coleta de informações das referidas raças com o objetivo de promovê-las em prol de sua eficiência de produção e qualidade de seus produtos”, explica José Carlos de Souza Passoni, Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da associação.
 
Pesquisas avançadas
 
As raças Simental e Simbrasil já consolidaram os seus resultados de avaliação genética, mantendo Controle de Desenvolvimento Ponderal desde a década de 1970, o que viabilizou a publicação do Sumário de Touros, que se encontra na 16ª Edição. Este documento vem sendo conduzido pelos pesquisadores Luiz Fernando Aarão Marques (professor da UFES/CCA-ES) e Henrique Nunes de Oliveira (professor da UNESP/Jaboticabal-SP). A par destes trabalhos, os Controles de Lactação vêm sendo efetuados pelo PARLPR - Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná, em convênio com ABCRSS, em cruzas de Simental/Holandês em seus diversos graus de sangue, concluindo-se que as produções de leite, gordura e proteína mantiveram-se com o aumento da idade e ordem de lactação das vacas, indicando a capacidade de produção leiteira das vacas em todos os graus de sangue analisados. Este resultado foi apresentado no 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina (2011).
 
As pesquisas na formação da raça sintética Simangus tem a participação do criador e professor Flávio Krebs Ramos, (Fazenda Rodeio – Lages/SC) e do pecuarista Paulo de Castro Marques (Casa Branca Agropastoril - Fama/MG), criador de Simental e atual presidente da associação de criadores da raça Angus no Brasil, que vem realizando os cruzamentos entre as duas raças.
 
Segundo o Superintendente da ABCRSS, o cronograma para o registro das novas raças dependerá do número de animais controlados e dos dados e características assentados junto à associação, possibilitando aos técnicos do MAPA uma análise e consequente conclusão do processo. “Quem faz o trabalho a campo e de campo são os criadores, em seguida os inspetores de registro. Cabe à ABCRSS compilar esses dados e finalmente os técnicos do MAPA avaliarem todas as informações coletadas para concluir pela oficialização e homologação definitiva das duas novas raças sintéticas”, resume. Hoje os maiores plantéis das raças Simlandês e Simangus estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país.
 
Sobre a ABCRSS
Fundada em 1963, a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS, com sede em Cachoeiro de Itapemirim/ES, conta com 2.570 associados inscritos desde a criação, distribuídos por todo o país. Mais de 390 mil exemplares Simental (Mestiços, PC e PO) e 37 mil da raça Simbrasil (dados até 12/2013) estão no registro oficial. Estima-se que mais de 1,5 milhão de bovinos com sangue destas raças faça parte do rebanho brasileiro em sistemas produtivos de carne e leite. Nos últimos quatro anos a Associação intensificou o intercâmbio de genética com países latino-americanos destacando-se Costa Rica, Panamá, México, Colômbia e Chile. Em 2012 iniciou o projeto de certificação para marcas de carne dentro do conceito Top Beef Premium. Saiba mais: www.simentalsimbrasil.org.br.
 

Informações e atendimento à imprensa: 
ContatoCom | (15) 3326-3331
Miro Negrini | (15) 98159-9000
miro.negrini@contatocom.com
Sandra Lima (15) 98159-8000
sandra.lima@contatocom.com­­­
 ­­­
 
 

 

Parceiros