Início / Notícias

Simbrasil forma grupo para crescimento da raça

 

Criadores de vários estados brasileiros que selecionam, utilizam em cruzamentos ou tem envolvimento técnico ou comercial com a raça de bovinos simbrasil acabam de formar um grupo de fomento da raça. O "Grupo Simbrasil Amigos da Raça" tem como  objetivos organizar esses interessados em torno de objetivos comuns, estabelecer critérios de seleção genética e comercialização, formação e treinamento de jurados, organizar exposições e leilões e formação de um fundo financeiro para utilizar na divulgação de suas qualidades através dos meios de comunicação e rede sociais.
 
Mesmo recém criado oficialmente, o grupo já tem vários projetos em desenvolvimento como a produção de vídeo institucional, prova de ganho de peso e parceria com o técnico Roberto Barcellos, diretor da Beef&Veal, para a avaliação de qualidade e produção de carnes especiais de animais simbrasil e de seus cruzamentos.
 
A primeira reunião do novo grupo aconteceu em Campinas no início do primeiro semestre deste ano e a segunda em Botucatu, neste mês de novembro. Estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, Alan Fraga, criadores e técnicos envolvidos com a raça.
 
Encabeçam o movimento os criadores e técnicos Antonio Casquel Neto, Ricardo Galvão, João Carlos Duarte e Rodrigo Primo Nunes. Mesmo sendo selecionada em todos os Estados do Brasil, eles acreditam que pela rusticidade e eficiência a campo, principalmente no cruzamento industrial para a produção de animais precoces e de carne de qualidade, a raça tem grande potencial de expansão nas regiões mais quentes do País, como no Centro Oeste e Norte.
 
A raça
O simbrasil é uma raça sintética brasileira formada com 5/8 de sangue simental (Bos taurus) e 3/8 de sangue de raças zebuinas (Bos indicus) nacionais como neloreguzeráindubrasilgirtabapuã e sindi.
 
A raça começou a ser desenvolvida no Brasil a partir de 1950 na propriedade de Agostinho Caiado Fraga, em Muqui-ES e foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura no ano de 1989.
 
No cruzamento, o zebuíno traz consigo características importantes como pelo curto, cascos fortes, pele bem pigmentada e solta, lhe imprimindo maior rusticidade, adaptação e longevidade. Já o simental traz precocidade, habilidade materna e qualidade de carcaça.
 
Segundo a ABCRSS (Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil) as características funcionais, ou seja, o padrão genético da raça é a coloração avermelhada, com manchas brancas ou amareladas, mas admitem-se partes mais escuras devido ao cruzamento com as diversas raças zebuinas nacionais.
 
Os novilhos atingem em media 470 kg no abate aos 16 e 20 meses de idade. As fêmeas apresentam alta fertilidade e produção leiteira.
 
Possui alta conversão alimentar tanto no sistema de criação a pasto quanto em regime de confinamento. É considerada uma raça ideal para Brasil, por ser um país tropical, com excelente adaptação aos sistemas extensivos, pastagens de braquiária e altas temperaturas, apresentando carne de muita qualidade e velocidade de ganho de peso.
 
Mais informações:
 
Créditos: Pé Vermelho - Nilson Herrero (43) 9139-3933

 

Parceiros