Início / Notícias

Megaleite 2012

A MEGALEITE (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite) entra em sua nova edição trazendo novidades e uma programação diversificada. O evento será realizado de 1º a 8 de julho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e terá a participação das raças Holandês, Indubrasil, Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá, Pardo-Suíço, Simental, Sindi, além de búfalos. A programação da MEGALEITE contará com leilões, shoppings de animais, palestras técnicas, fórum de debates, além das competições de torneio leiteiro e julgamento.

A MEGALEITE será palco de diversas exposições de raça: 23ª Exposição Nacional de Girolando, 14ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, Exposição Interestadual de Gado Holandês, Exposição Nacional de Pardo-Suíço, Mostra Especial e Torneio Leiteiro do Sindi, Mostra Especial e Torneio Leiteiro do Guzerá Leiteiro, Mostra Especial e Torneio Leiteiro de Bubalinos, Mostra Especial e Torneio Leiteiro do Indubrasil Leiteiro, Exposição e 3ª Etapa do Ranking do Torneio Leiteiro do Simental Leiteiro.

No ano passado, cerca de 40 mil pessoas visitaram a exposição, considerada o principal evento do setor leiteiro no país. Para este ano, são esperados criadores de todo o Brasil e de outros países. Serão realizados 13 leilões das raças Girolando, Gir Leiteiro, Pardo-Suíço e Holandês. Também ocorrerão dois shoppings de animais. Um deles será na Fazenda Monte Verde, com venda de exemplares Girolando. Já o Shopping Minas Ouro será na Leilopec e ofertará as raças Girolando, Gir Leiteiro e Holandês.

A abertura oficial da MEGALEITE será no dia 2 de julho, a partir das 8h, com Hasteamento das Bandeiras. Logo em seguida, haverá a solenidade de abertura e o Fórum de Debates, que neste ano terá a Audiência Pública Externa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, no Salão Nobre da ABCZ.

MEGALEITE Sustentável

Assim como na edição passada, a exposição será desenvolvida dentro do conceito de sustentabilidade. O Projeto MEGALEITE Sustentável, no Parque Fernando Costa, trará práticas sustentáveis dentro do contexto pecuário, sobretudo nas feiras.

Em parceria com universidades, empresas e cooperativas, serão realizados projetos ambientais, que incluem: uso racional da água usada no banho dos animais durante a feira; separação correta dos resíduos gerados (desde os recicláveis e não recicláveis até os de saúde animal, como seringas e medicamentos), além da coleta de óleo usado nos restaurantes em funcionamento no Parque Fernando Costa, para fabricação de produtos de limpeza.

Transmissão ao vivo

Através da parceria com a Embral Leilões e o canal Terraviva, a MEGALEITE poderá ser acompanhada também pela televisão. A equipe de reportagem do Terraviva fará a cobertura de todos os acontecimentos, sendo que muitos deles serão mostrados ao vivo.

 

Texto: Larissa Vieira

Parceiros