Início / Notícias

Simental inova e criador também participa da decisão do julgamento

Exposição nacional espera reunir mais de 200 animais  

para o principal evento do ano na raça

Foi uma decisão muito bem amadurecida pela equipe técnica da Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil (ABCRSS) e na 28ª Exposição Nacional, os julgamentos da raça Simental seguirão um novo modelo: a Avaliação Global da Raça. “É uma inovação que implantamos definitivamente para as pistas de julgamento da nacional”, relata o presidente da entidade Alan Fraga. O evento será realizado de 15 a 20 de abril, em Itapetininga, SP, durante a 50ª Expoagro.
 
O formato, testado e aprovado pelos criadores e pela comissão técnica não reduz a importância do conhecimento técnico do jurado oficial, mas soma a sua decisão a avaliação de outros técnicos, criadores e demais interessados da raça que caminham em meio aos animais com suas anotações.  Na dinâmica, há a nota do jurado oficial com o maior peso e a nota dos demais participantes divididos em categorias, com diferentes ponderações. São elas: técnicos e expositores, demais associados e convidados. Os comentários e a decisão em caso de empate ficam para o jurado oficial.
 
“Pela participação efetiva, os criadores e interessados passam a ter uma nova perspectiva do julgamento, além da troca de conhecimento entre eles”, relata o presidente que espera reunir mais de 200 animais e 50 criadores na Nacional deste ano. Para o vice-presidente e idealizador do modelo, Mário Aguiar, “além da integração, o resultado é consequência de um conjunto de avaliações a partir de informações e experiência, além das questões fenotípicas do julgamento convencional”.
 
A nacional engloba três julgamentos de acordo com cada linhagem da raça. Nesse ano, as provas se dividem entre Simental brasileiro, Simental dupla-aptidão e o Gado Simlandês, que resulta da cruza do Simental com Holandês.
 
Outras atividades – Destaque da programação será o 2º Leilão da Nacional com a venda de matrizes e prenhezes de importante genética para a raça. A organização é da Nova Leilões e do Núcleo Simental Sudoeste Paulista. Na edição anterior, o evento registrou liquidez total e a matriz mais valorizada foi negociado por R$ 10.200. Para completar a agenda estão previstas palestras técnicas e reuniões festivas. 
 

Agenda da Nacional do Simental

DATA
PROGRAMAÇÃO
15/04
Entrada dos Animais
16/04
Entrada dos Animais
Data Base  - 15h – Pesagem - Ultrassom
17/04
08h30 – Cerimônia de Abertura
JULGAMENTO
Avaliação Global da Raça Simental
09h às 12h  e  14h às 18h
19h – Palestras e Confraternização
18/04
JULGAMENTO
Avaliação Global Simental Dupla Aptidão
09h às 12h e 14h às 18h
2º LEILÃO SIMENTAL NACIONAL
19h – tattersal de leilões
19/04
JULGAMENTO
Avaliação Global Simlandês
09h às 12h e 14h às 18h
20/04
Saída dos animais
 
 
Informações:
Whatsapp: (28) 98814-4024
Telefone: (28) 3521-5666
 
Curta!!!
Instagran: @simental_simbrasil

 

 

Parceiros