Início / Notícias

Visita de criadores colombianos ao Brasil

Nos últimos anos a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) intensificou o intercâmbio com países latinoamericanos como Chile, Costa Rica, Panamá, México e Colômbia, entre outros. Em virtude desse estreitamento entre os países, uma delegação formada por criadores da Colômbia visitaram pecuaristas brasileiros de diversas raças no período de 21/06 a 04/07 nos estados de São Paulo e Minas Gerais, destacando as raças Simental e Simbrasil para prospectar negócios, trocar experiências e mostrar a evolução das raças.
 
Na oportunidade visitaram a 26ª Exposição Nacional da Raça Simental, organizada pela Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil e o Centro Paulista da Raça Simental que aconteceu no período de 19 a 25/06 em Avaré – SP, onde puderam conhecer o trabalho com a raça Simental e participarem do Leilão Evolution Simental.
 
Na sequência, fizeram um tour pelos estados de SP e MG, conhecendo vários criatórios e Centrais de Inseminação Artificial, com apoio e ótima organização do técnico Rodrigo Primo.
 
Uma prova do ótimo intercâmbio entre os países são os depoimentos de alguns pecuaristas e Centrais que receberam os colombianos e também da Agropecuária Três Coronas que fez parte do grupo de visitantes.
 
“Existe muitas maneiras de se aprender algo na vida e sem dúvida alguma, a troca de informações e experiências entre produtores de países diferentes, mas com os mesmos objetivos, é uma das mais gratificantes e oportunas. Por isso, só tenho a agradecer a oportunidade que tivemos, de recepcionar a delegação colombiana para conhecer nosso trabalho com o Simental no cruzamento industrial aqui na Rodomeu Agropecuária”, relata Carlos Gomes de Oliveira, Fazenda Bartira – Piracicaba – SP.
 
“Foi com grande satisfação que recebemos a missão de criadores colombianos na Seleon. Acreditamos bastante no crescimento das relações bilaterais entre nossos países e estamos certos que a troca de experiências durante a visita seja um importante ponto de partida para a construção de um canal de comunicação. A genética brasileira vem se aprimorando com grandes evoluções nos últimos anos, se tornando sem sombra de dúvidas uma excelente opção para sistemas de produção tropicais. A Seleon já produz para exportar para diversos países da América Latina e o mercado colombiano passou a ser uma das prioridades para nossos clientes. Assim, solicitamos junto às autoridades colombianas competentes a homologação de nosso centro e esperamos estar habilitados muito em breve à produzir para exportar para o país.” Seleon Biotecnologia e Verdana Agropecuária.
 
“A visita foi muito proveitosa e com muita troca de experiências. Pudemos entender o sistema de criação dos visitantes e sua real demanda. Sua preocupação com a sanidade e qualidade do sêmen. Pudemos apresentar nossas instalações e divulgar que a Central Bela Vista é uma Central Habilitada para cumprir protocolos para exportação de sêmen para todos os países com os quais o Brasil possui acordo sanitário, inclusive a Colômbia, que tem um dos protocolos mais exigentes.” Central Bela Vista.
 
“Os colombianos vieram ao Brasil com o objetivo de conhecer o nosso trabalho para futuramente, importar nosso gado. Esse interesse pelo Simental Brasileiro é muito bom para o país e para os produtores”, diz Antônio Carlos de Oliveira – Fazenda Cachoeira – Sacramento – MG.
 
“Recebemos a visita deste grupo de criadores da Colômbia, liderados por Jairo e Julian da Agropecuária Três Coronas. Uma ótima oportunidade para trocar experiências, e mostrar a evolução do Simental Brasileiro. Estamos muito animados com as perspectivas”, destaca Mário Coelho Aguiar Neto (Mamado) – Vice-presidente da ABCRSS – Fazenda Água do Moinho – Avaré – SP.
 
“Agropecuaria Tres Coronas con un grupo de amigos ganaderos y de profesionales del agro en Colombia, los cuales somos personas ubicadas en diferentes regiones del país, hemos decidido hace un par de años juntarnos para realizar anualmente giras ganaderas a diferentes países. Después de visitar dos años seguidos a México, este año decidimos viajar a Brasil con un grupo de 19 personas, puesto que es un país que nos parece que tiene un avance importe e innovador en el sector agropecuario, además que es interesante el mejoramiento genético que viene desarrollando en diferentes razas bovinas y que a su vez se ha venido introduciendo a nuestro país.
Para esta ocasión contamos con el gran apoyo de nuestro amigo Rodrigo Primo para organizar la gira en Brasil y es así como visitamos varios establecimientos ganaderos, centros de genética y ferias ganaderas. En estas visitas pudimos sobre todo ver el gran avance que hay en las líneas de Simmental brasilero con su gran balance entre producción y adaptación; además de esto observamos líneas cárnicas sudafricanas y líneas lecheras, líneas de simbrasil y cruces de simmental con gyr y con nelore.
A parte de Simmental, también se observaron ganaderías de nelore, gyr y gyrolando, razas que queríamos ver debido al gran apogeo que actualmente se está viendo en nuestro país y que tiene como apoyo fundamental la genética brasilera.
Este fue un viaje que cumplió todas nuestras expectativas, lo que pudimos observar fue muy valioso e interesante y de gran aporte para lo que cada uno de nosotros está desarrollando en nuestro país. Por otro lado, llegamos con gran sentimiento de felicidad por la forma como nos recibieron en cada uno de los lugares que visitamos, fue un ambiente de fraternidad y amistad, mejor atención no podríamos haber recibido; esperamos en algún momento poder devolver toda esa atención recibida.
No queda más que agradecer enormemente a Rodrigo por todo el empeño que puso en la logística de esta gira y por querer que nosotros pudiéramos cumplir todas las expectativas que pusimos en la gira. Además, agradecemos también a Mamado, a la Asociación Simmental Simbrasil, Friorifico Cowpig, Hacienda San´t Anna, Casa branca, Rodomeu Agropecuaria, Neto Casquel, Dudu Silveira, Ricardo Galvao, Fazenda Santa Emilia Do Itauna, Bruno Grubisich, Jose Henrique Aleixo y familia, Antonio Caros de Oliveira y familia, a las centrales genéticas Alta Genetics, Seleon y Bela Vista, cachaza Batista y demás personas que permitieron que esta experiencia fuera inolvidable. Con esta visita se crearon grandes lazos de amistad los cuales esperamos se conserven y que podamos más adelante seguir compartiendo e intercambiando nuestras diferentes experiencias en el sector agropecuario.
JULIAN LOPEZ QUICENO
Medico Veterinario Zootecnista
Técnico de Asosimmental
Gerente de Agropecuaria Tres Coronas”
 
 
 
 
 
 
 

Parceiros