Início / Notícias

Reunião do Grupo Simental Brasileiro no CPRS em São Paulo

 
 
Criadores do Grupo Simental Brasileiro estiveram reunidos no dia 27/02, na sede do Centro Paulista da Raça Simental (CPRS) em São Paulo (SP). Marcaram presença: Milton Jorge de Miranda Hage, Alan Fraga (Presidente da ABCRSS), Marcelo F. Muñoz Gaeta, Antônio Carlos de Oliveira, Carlos Gomes de Oliveira, Mário Coelho Aguiar Neto (Mamado) e as convidadas Christine M. Roulet e Edith Pires de Freitas (CPRS).
 
Após discussão o grupo definiu o retorno na participação de exposições, tendo inicialmente como sugestão 3 praças: São José do Rio Preto, Uberlândia e Bauru.
 
Foi sugerido a produção de vídeos sobre o Simental Brasileiro mostrando os animais, mas sobretudo os touros cobrindo a campo, seus produtos e depoimentos dos compradores.
 
Com o objetivo de realizar um grande leilão em Maio/2019, ficou decidido que todos deverão fazer um levantamento com seus clientes para avaliar o grau de satisfação, assim como uma previsão de produção própria de touros que deverão ser vendidos no futuro.
 
A MVFP Agropecuária 3 Barras Ltda de Felipe de Souza Pacheco com assessoria do Dr. Paulo R. Tonin realizará em 14/03 às 20hs, um Leilão Virtual onde serão vendidos alguns animais da linhagem Simental Brasileiro, crioulos do Mamado e do Marcelo Gaeta.
 
Foi reforçado a todos o compromisso de envio dos pesos dos animais até 2 anos de idade para a ABCRSS.
 
O próximo encontro será dia 02/04 na Fazenda Terra Nova em Nova Aliança, de Milton Hage, com presença confirmada do Sr. Manuel Antonio González Garcia (Presidente da Associação Mexicana de Criadores de Simental) e Sr. Constantino Rodriguez Cano, Diretor Técnico da mesma. Neste dia será lançado oficialmente o site do grupo Simental Brasileiro: www.gruposimentalbrasileiro.com.br.
 
Comprometidos em manejar seus animais dentro de normas marcadas pela transparência e responsabilidade, todos os animais das fazendas do grupo passam pelos mesmos métodos de criação, de manutenção do rebanho a pasto e de participação no Programa de Melhoramento Genético da ABCRSS. Este grupo de criadores, em sua maioria, possui mais de vinte anos de experiência com a raça.
 
Qualidades inerentes
 
A raça Simental em si apresenta características bastante específicas, que suportam a adversidade climática do país. Este gado possui uma herança muito forte no que se refere à adaptação em condições tropicais, com boa conversão alimentar em pastos poucos favorecidos em valores nutritivos. A absorção genética por meio de cruzas com gado zebuíno contribuiu para a formação de animais com maior resistência ao clima tropical.
 
A resistência dessa linhagem brasileira é a principal contribuição da raça para a pecuária nacional e fez com que fossem selecionados animais capazes de suportar tais dificuldades. Motivo que garantiu sua disseminação no cenário da pecuária nacional, que tem sua base calcada no trabalho extensivo, a campo.
 
"A rusticidade desse gado é demonstrada através da tolerância ao sol e ao calor, proporcionada por uma pelagem mais fina, bons aprumos, cascos resistentes e tolerância aos insetos e parasitas. Não tenho dúvidas de que os animais de nossa linhagem são donos dos melhores resultados, principalmente a campo", aponta Mário Aguiar, criador em São Paulo e dono da Taurus Genética (Botucatu, SP).
 
"A ótima habilidade materna do Simental Brasileiro produz fêmeas precoces, férteis, de partos fáceis, boas de leite e cuidadosas com as crias. Além disso, a velocidade de ganho de peso dos animais com nossa marca representa precocidade, menor tempo para terminação, carcaças mais pesadas e ainda carne de melhor qualidade", define Mário. 

Parceiros