Início / Notícias

Leilão de Liquidação de Plantel Simental Villefort

 

Simental Villefort
Precocidade, rusticidade, habilidade materna, leite e carne em equilíbrio.
Os animais do Simental Villefort estão plenamente adaptados ao clima tropical. São robustos, com extrema habilidade materna e com aptidão para carne e leite.
 O criatório Simental Villefort foi iniciado em 1998 para produzir touros próprios para monta a campo, adaptados ao calor e à seca do Norte de Minas. Por isto, foi priorizada a rusticidade e foram selecionados animais para resistir a temperaturas de até 40º no verão.
 
Seleção Ingá
Antes de ingressar nesta atividade a equipe do Villefort fez uma pesquisa em várias regiões do Brasil, à procura de um plantel robusto, aclimatado, com animais rústicos, com aptidões para carne e leite. Um criatório que realmente estivesse obtendo sucesso com a raçaSimental.
Foi encontrada a seleção do saudoso criador Geraldo Fonseca Siqueira, no município de Mutum, Região do Rio Doce, em Minas Gerais, que tinha um gado aclimatado, de pêlo curto, robusto , saudável, de muita habilidade maternal. Ele foi o 16º criador a se
filiar à Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS. O seu plantel iniciouse em 1967, com animais provenientes da Suíça e da fazenda Sabiá, do saudoso “Fraguinha”, fundador e ex presidente ABCRSS.
O ponto alto da seleção na Fazenda Ingá foi a adaptação do Simental ao clima brasileiro e, por isto, esta raça tornou-se ótima alternativa para viabilizar projetos de cruzamento, para se obter o famoso choque de sangue e muita heterose, com mais precocidade, rusticidade
e dupla aptidão: carne e leite.
Na observação detalhada dos pedigrees, estavam os melhores touros da genética de origem Suíça, tais como Ludovic, Herrscher Gallus etc. Aliado a esta estrutura genética os animais estavam recebendo a forte influência da seleção Caiado Fraga através dos touros Nacional, Navio, Rebelde, entre outros. Animais que chamavam muito a atenção e contribuíram para escolha da raça.


 
\"\"
 

Parceiros