Início / Notícias

Feileite 2009.

 

As vacas simental produziram o melhor leite entre as raças que participaram do concurso de sólidos (jersey e gir leiteiro) na Feileite 2009, encerrada no dia 7 deste mês. O acompanhamento e análises da qualidade do leite foram feitas pelos técnicos da DPA - Dairy Partners Americas, que significa parceiros em laticínios nas Américas. A vaca Dinda da Santa Andréa, foi a vaca que produziu o mais alto índice de proteína, comprovando que a raça simental produz o melhor leite. Ela foi ainda a campeã do torneio leiteiro, produzindo 52 quilos e 850 gramas de leite por dia e conquistou também o título de grande campeã na pista da exposição. Dinda produziu 3,23% de gordura, 3,15% de proteína, 4,83% de lactose, 12,12% de sólidos totais e 8,89% de extrato seco desengordurado.
A raça simental participou da Feileite juntamente com as raças holandês, jersey, gir leiteiro, girolando, guzerá leiteiro e pardo-suíço. A raça expos mais de 100 animais, com 97 julgados em pista pelo jurado alemão Josef Rieger, diretor técnico da Central Busamungsstation Meggle.
 
Além do julgamento em pista a raça promoveu o quinto torneio leiteiro do ano, encerrando o ranking de dupla aptidão da raça e o Leilão Sesmaria e Convidados que vendeu 28 lotes de vacas, novilhas e prenhezes com média de R$ 13.500,00 por animal.
O melhor criador da raça simental da Feileite foi José Henrique Aleixo, do Sítio São Paulo, de Batatais (SP) e o melhor expositor foi Magim Rodriguez Junior, da Fazenda Sesmaria, de Amparo (SP).
 
Segundo Alan Fraga, presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, a grande sensação do ano nos torneios leiteiros da raça foi a participação das novilhas de primeira cria. Estes animais mostram a grande evolução genética promovida pelos criadores e seus técnicos. Este ano, ele conta que a média de produção das vacas adultas nos cinco torneios realizados foi de 37.083 quilos/leite/dia. A média das vacas jovens ficou em 31.936 kg/leite/dia. Já na categoria de vaca precoce, onde entram novilhas de primeira cria a produção média foi de 39.018 kg/leite/dia. A novilha Iva da Sesmaria, crioula da Fazenda Sesmaria e de propriedade da Santa Andréa Agropecuária, foi a grande campeã do torneio leiteiro da Agroleite, realizada em Castro (PR), produzindo a média de 48.760 quilos de leite em sua primeira lactação. "Esta é uma evolução genética sem precedentes. Há menos de 10 anos um torneio leiteiro com novilhas de primeira cria alcançava média inferior a 20 quilos de leite por dia. Praticamente dobramos o potencial genético para produção de leite destes animais em 10 anos", analisa Alan.
 
A Feileite fechou o ranking do simental de dupla aptidão deste ano que incluiu os torneios leiteiros das exposições de Itapetininga, Megaleite (Uberaba), Batatais e da Agroleite (Castro). No ranking dos criadores ficou José Henrique Aleixo, em primeiro; Santa Andréa Agropecuária, em segundo; e Ingo e Eunice Kalder, do sítio Canário, de São Carlos, em terceiro. No ranking de expositores José Henrique Aleixo também em primeiro lugar; Magim Rodriguez Junior, em segundo; e Wagner Bonetti, do Simental da Bonetti, de Itapetininga ficou em terceiro. É de Bonetti a campeã vaca adulta e de produção de sólidos totais do ranking, Cereja da Batatais.

 

Parceiros