Início / Notícias

Expointer 2013 recebe 6ª etapa do Ranking Simental

 
Organizado pela Associação de Criadores da Raça Fleckvieh, presidida pelo criador Eduardo Borges de Assis, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e do Centro Paulista das Raças Simental e Simbrasil (CPRSS), um evento de peso ocorreu em terras gaúchas durante a Expointer 2013, uma das principais exposições de pecuária no Brasil sediada em Esteio (RS). Entre 24 de agosto e 1º de setembro, criadores de várias partes do país e do exterior acompanharam a 6ª Etapa do Ranking Paulista da Raça Simental com a mostra de mais de 130 animais entre Simental e Simbrasil, dos quais 97 exemplares Simental foram avaliados pelo juiz canadense Glenn Maxwell, também criador da raça.
 
Dentro das comemorações de “50 anos de ABCRSS”, a entidade promoveu almoço de confraternização e solenidade de entrega das premiações e homenagens para renomados criadores e técnicos da região Sul por sua significativa contribuição para a expansão da raça. São eles: Altemir Cantú, Carlos Pölking, Eduardo Borges de Assis, Érika Hoffmann, Filelfo de Carvalho Maglioca, Honório de Azevedo Franco, Luiz Antônio Queiroz, Rosalu Ferraz Fladt Queiroz, Luiz Carlos Zamberlan Aguirre, Oswaldo de Lima e Silva e Rony da Silva Rohde.
 
Carne Simental – Uma das novidades da Expointer foi o lançamento da carne 100% gado europeu, resultante do Programa Carne Macia Jaguaretê, projeto pioneiro e exclusivo desenvolvido pela Fazenda Jaguaretê para o Rio Grande do Sul que utiliza na sua produção gado proveniente de cruzamentos 50% Simental com 50% de outras raças europeias. O resultado é uma carne com qualidade superior, saborosa e extremamente macia. Para Alan Fraga, presidente da ABCRSS, o novo produto representa “um avanço da raça no mercado de marcas de carne de qualidade, aproximando cada vez mais o consumidor brasileiro ao fantástico e saudável produto com o padrão e genética Simental”. Como parte do projeto de fomento da Carne Simental, um dos maiores especialistas em cadeia produtiva da carne, mercado, varejo e modelos de produção pecuária – o consultor Roberto Barcellos, foi uma das atrações da raça na Expointer. Barcellos mostrou de forma categórica as tendências da pecuária de corte e qualidade de carne sob o ponto de vista do consumidor.
 
Confira abaixo os vencedores da 6ª Etapa do Ranking Simental:
 
Expositor
1º lugar: Luiz Antônio Queiroz com 2.748,00 pontos
2º lugar: Dirceu A. Borges de Assis e Filhos com 1.287,00 pontos
3º lugar: David Jesus Gil Fernandez 961,00 pontos
 
Criador
1º lugar: Luiz Antônio Queiroz com 2.438,00 pontos
2º lugar: Dirceu A. Borges de Assis e Filhos com 1.207,00 pontos
3º lugar: David Jesus Gil Fernandez com 961,00 pontos
 
Fêmeas
Grande Campeã: PWM Lendy AB, do expositor Altemir Cantú e criador Paulo de Castro Marques.
Reservada Grande Campeã: La Nouba Alambary, do expositor e criador David Jesus Gil Fernandez.
3ª Melhor Fêmea: Oriana da Jaguaretê, do expositor e criador Luiz Antônio Queiroz.
 
Machos
Grande Campeão: Nougan SA Alambary FIV, do expositor e criador David Jesus Gil Fernandez.
Reservado Grande Campeão: Naipe da Jaguaretê, do expositor e criador Luiz Antônio Queiroz.
3º Melhor Macho: Matrix da Jaguaretê, do expositor Luiz Antônio Queiroz e criador Rosalu Ferraz Fladt Queiroz.
 
Resultados e classificação completa visite o site: www.simentalsimbrasil.org.br.
 
50 anos da ABCRSS
 
A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS foi fundada em 1963 por Agostinho Caiado Fraga (Fraguinha), em Cachoeiro de Itapemirim/ES, e hoje conta com 2.565 associados inscritos desde a criação, distribuídos por todo o país. Mais de 390 mil exemplares Simental (Mestiços, PC e PO) e 37 mil da raça Simbrasil (dados até 11/2012) estão no registro oficial. Estima-se que mais de 1,5 milhão de bovinos com sangue destas raças faça parte do rebanho brasileiro em sistemas produtivos de carne e leite (dupla aptidão do Simental) ou apenas carne (Simbrasil). Na 15ª Edição (2012), o Sumário de Touros avaliou 84,8 mil animais de ambas as raças dentro do Programa de Melhoramento Genético iniciado nos anos 70. Nos últimos quatro anos a Associação intensificou o intercâmbio de genética com países latino-americanos destacando-se Costa Rica, Panamá, México, Colômbia e Chile. Em 2012 iniciou o projeto de certificação para marcas de carne dentro do conceito Top Beef Premium. Saiba mais: www.simentalsimbrasil.org.br.
 
 

 
Informações, apoio e atendimento à imprensa: 
ContatoCom RP (www.contatocom.com) | (15) 3326-3331 / 3332 / 3334
Miro Negrini | (15) 98159-9000
miro.negrini@contatocom.com­­­
Sandra Lima (15) 98159-8000
sandra.lima@contatocom.com
 

Parceiros