Início / Notícias

Um show de simental leiteiro na Exposição Agropecuária do Ceará

A Fazenda Vital, do criador Marcos Eduardo Rodrigues, foi o melhor expositor e o melhor criador da Expoece 2012 – Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará, realizada de 18 a 25 de novembro, em Fortaleza.

O criatório teve 25 animais premiados em pista, com 15 em primeiro lugar, totalizando 4.720 pontos. No campeonato fêmea jovem, a Fazenda Vital ficou em primeiro lugar com o animal Nicole. A vencedora da reservada campeã fêmea jovem foi Nanda (filha da Cereja) também da Fazenda Vital. O 3º melhor lugar fêmea jovem também foi para a Vital, com a Noemis.

A Fazenda Vital venceu o campeonato de grande campeã com Lapa da Batatais e também a reservada da grande campeã com Janina da Santa Andrea. Já no campeonato macho, a fazenda ganhou o título de grande campeão com Max e o título de reservado campeão com Napoleão.

E no torneio leiteiro a Fazenda Vital ficou em 1º lugar com Ivana da Batatais, que produziu 50,500 kg de leite ao dia e foi ganhadora da raça. No torneio leiteiro multirraças, em que só participam animais de cruzamento, a Vital foi a segunda colocada com a vaca I 07, mestiça das raças simental com holandês (f1) que produziu 43,3 kg de leite ao dia.

O médico veterinário, responsável pelo rebanho da Fazenda Vital, Paulo Roberto Tonin, explica que o público e os criadores ficaram admirados com a presença das doadoras Dinda, Aramis e Cereja, da Fazenda Vital, e dos touros Irapuan, Ilumis e Libanez que foram apresentados no Ceará. “Na comercialização a Fazenda Vital mais uma vez deixou sua marca registrada vendendo tourinhos aos criadores”, explica.

Além de Marcos Eduardo Rodrigues, da Fazenda Vital, de Maranguape-CE, participou também Luiz Carlos Mourão Landin, da Fazenda Umari, de Apuiares-CE. Juntos eles expuseram 70 animais da Raça Simental.  

Parceiros