Início / Notícias

Criador do Nordeste vai clonar vacas simental de dupla aptidão

Marcos Eduardo RodriguesO criador Marcos Eduardo Rodrigues, da Fazenda Vital de Maranguape-CE, inova mais uma vez. Ele vem fazendo história no Simental desde que entrou na raça há pouco mais de dois anos.

Depois de ser o primeiro a coletar e sexar touros nacionais da raça simental de dupla aptidão, Rodrigues agora vai clonar suas principais matrizes. Em parceria com a empresa In Vitro Brasil. As matrizes Volumosa da Santa Eulália e Zigota da Santa Andréa morreram recentemente e o material coletado entrará no processo de clonagem em janeiro de 2013, segundo o criador

Ao todo serão cinco clones, sendo três da vaca Volumosa e dois de Zigota. A raça é conhecida por sua alta produtividade leiteira. E os históricos produtivos das duas matrizes são invejáveis. “Por isto resolvemos cloná-las para preservar esta genética, dando continuidade à seleção de ponta no simental de dupla aptidão”, diz Marcos Eduardo Rodrigues.

Principal investidor em genética e estrutura para produção de leite no Nordeste, a Fazenda Vital vai completar até o final do primeiro semestre do ano que vem a estrutura de produção da fazenda. São 1.800 metros quadrados de barracões no sistema free sthal, para alojamento de 160 vacas que produzirão 4.800 litros de leite por dia. Além de mais 1.500 metros quadrados de construções com sala de ordenha, depósitos, escritórios, alojamentos de funcionários e um laticínio para produção de queijos e produtos lácteos.

Volumosa

Filha do pai, Lotus, e da mãe, Margueritha, Volumosa é de superior qualidade na raça Simental. Foi destaque em todos as participações em pista de julgamento e torneios leiteiros. Produziu em controle oficial 11200 kg de leite. Em 2009, foi campeã vaca longeva em Uberaba e em 2012 foi a 3ª melhor vaca do Ranking Leiteiro da Raça Simental.

Volumosa da Santa Eulália

Zigota

De linhagem alemã fechada trazendo como destaque seu pai, Laki, touro que teve grande participação na formação do rebanho leiteiro da Fazenda Santa Andrea. Zigota tem grande destaque na raça Simental pela sua beleza, produção, fertilidade e longevidade.

Zigota é crioula da Fazenda Santa Andrea, de Itararé-SP, aos 12 anos saiu pela primeira vez da fazenda para os torneios leiteiros e pistas das exposições. Na sua primeira participação ganhou o torneio leiteiro de Castro, produzindo mais de 50 litros de leite por dia, produzindo, como vaca vitalícia, mais que a campeã do torneio principal do torneio. Ao longo de 2011 Zigota ganhou seis prêmios. Foi grande campeã, além do Torneio Leiteiro de Castro; melhor vaca vitalícia do Ranking Nacional da raça; Campeã Vaca Longeva em Itapipoca-CE; e Campeã Longeva em Fortaleza, também no Ceará.

Também em 2011 Zigota foi a 3ª melhor fêmea da Raça Simental em Itapipoca e 3ª melhor fêmea da Raça Simental em Fortaleza. E em 2012 ganhou como 4ª vaca do Ranking Leiteiro Nacional na categoria Vaca Vitalícia. Zigota da Santa Andréa

Parceiros