Início / Notícias

Feileite 2012


A qualidade do Simental de dupla aptidão no Brasil experimenta um grande salto genético nos últimos anos. Essa evolução na herança biológica e produtiva será apresentada durante a Feileite 2012 - Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), nos dias 19 a 23/11. O melhor dos exemplares top premium dos nossos selecionadores estará na pista de julgamento, no torneio leiteiro e no leilão da raça. A exposição da raça é organizada em conjunto pela Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e o Centro Paulista das Raças Simental e Simbrasil (CPRSS).

Investimentos recentes em controle leiteiro oficial das vacas e em sistemas métricos de informações para inclusão da capacidade de produção de leite no Programa de Melhoramento Genético que a Associação respondem pelo rápido crescimento do plantel da raça no País.“Temos vários exemplos de vacas adultas produzindo acima de 50 quilos de leite/dia e foi assim que chegamos a criar novilhas produzindo até 45 litros de leite na primeira cria”, lembra Alan Fraga, presidente da ABCRSS. “Primeiro fizemos grandes matrizes e agora estamos fazendo grandes touros para a pecuária leiteira e com o diferencial de também serem ótimos na produção de carne. Nossos animais além de produzir muito leite, obrigatoriamente, são positivos para a produção de carne”.

Para este ano ABCRSS/CPRSS preveem inscrever 80 animais da mais alta qualidade genética. Além dos excelentes resultados que todo ano a raça alcançano torneio leiteiro e na pista de julgamento, os criadores de Simental de dupla aptidão (carne e leite) deverão computar bons negócios e o interesse de muitos pecuaristas. “Ainda estamos definindo os juízes que irão fazer a pista. Como em 2011, acontecerá a final do Ranking Nacional do Torneio Leiteiro da Raça Simental - após as etapas de Itapetinga/SP, Uberara/MG e Castro/PR – e vamos trazer a nata do leite para este evento”.

A Feileite é de extrema importância para a raça Simental, pois representa uma grande vitrine onde é possível demonstrar todas as qualidades e características de uma raça de dupla aptidão (carne e leite), fazer excelentes negócios e despertar o interesse de pecuaristas de todo o país pela raça. “Vale ressaltar a participação da raça em um valioso evento que ocorre durante a Feileite: o Concurso de Sólidos promovido pela DPA – Dairy Partners Americas, e trata-se de uma iniciativa criada para mostrar a grande importância que os sólidos têm para a cadeia láctea”, atesta Marisa Saad, presidente do Centro Paulista. “Na Feileite você pode ver o resultado da raça de dupla aptidão, boa de carne e boa de leite, mostrar na balança o peso do leite Simental”.

A raça Simental sempre se destaca neste concurso pelo alto índice de sólidos em seu leite. “Nosso leite apresenta 20% a mais de sólidos (gordura) em relação ao produzido por outras raças leiteiras, o que significa maior valorização do produto no laticínio, que chega a pagar 20% a mais pelo litro”, frisa Fraga.

Nas competições da Associação Brasileira de Produtores de Leite (ABPL), onde um ranking é elaborado a partir da medição da qualidade do leite produzido por vacas de diversas raças, o Simental tem figurado nas primeiras posições. Com o Brasil se consolidando como exportador de produtos lácteos é importante enfatizar que o leite com maior teor de sólidos torna o país mais competitivo.

Sobre a Feileite

A Feileite - Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite reúne animais de raças leiteiras provenientes de criatórios de todo País e possui uma extensa programação de julgamentos, concursos leiteiros, leilões e cerca de 100 eventos paralelos. São esperados mais de 20 mil visitantes, dentre pecuaristas, profissionais liberais e técnicos, executivos, estudantes, zootecnistas, veterinários, agrônomos, consultores, tratadores e outros interessados no setor. Estrangeiros também prestigiam a feira, principalmente de países das Américas do Sul, do Norte e Central, além da Europa, Ásia e África. Todos os setores da cadeia produtiva do leite estarão presentes na maior feira indoor do setor leiteiro da América Latina.

Informações e atendimento à imprensa: 
ContatoCom | (15) 3326-3331

Miro Negrini | (15) 8159-9000 | miro.negrini@contatocom.com
Sandra Lima | (15) 8159-8000 | sandra.lima@contatocom.com

 

Parceiros