Início / Notícias

Simental mostra evolução genética na Feileite 2012

 

O Simental de dupla aptidão vai mostrar sua evolução genética e produtiva durante a Feileite 2012. “O melhor da genética dos nossos criadores estará na pista de julgamento e no torneio leiteiro”, afirma Alan Fraga, presidente da ABCRSS (Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil).

 

Para a 6ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, a entidade prevê a inscrição de 80 animais da mais alta qualidade genética. Segundo Fraga, “além dos excelentes resultados que todo ano são alcançados no torneio leiteiro e na pista de julgamento, os criadores de Simental de dupla aptidão (carne e leite) deverão computar bons negócios e o interesse de muitos pecuaristas pela raça”.

 

A ABCRSS ainda está definindo os juízes que farão a pista. Como em 2011, acontecerá a final do Ranking Nacional do Torneio Leiteiro da Raça Simental – após as etapas de Itapetininga (SP), Uberaba (MG) e Castro (PR).“Vamos trazer a nata do leite para cá. Esse evento é de suma importância para agregar valor aos animais, onde a dupla aptidão garante equilíbrio entre a produção de leite e carne com mais rentabilidade ao produtor”.


De acordo com o presidente da ABCRSS, a qualidade do Simental de dupla aptidão no Brasil experimenta um grande salto genético nos últimos anos. “Temos grandes selecionadores que investem e se dedicam muito no desenvolvimento da raça. Primeiro, fizemos grandes matrizes e, agora, estamos produzindo grandes touros para a pecuária leiteira e com o diferencial de também serem ótimos na produção de carne. Nossos animais, além de produzir muito leite, obrigatoriamente, são positivos para a produção de carne”, conta Fraga.

 

“Nos últimos, anos estamos investindo em controle leiteiro oficial das vacas e mensurando informações para inclusão da capacidade de produção de leite no Programa de Melhoramento Genético que a Associação desenvolve há mais de uma década. Temos vários exemplos de vacas adultas com produção acima de 50 quilos de leite/dia e foi assim que chegamos a criar novilhas produzindo até 45 litros de leite na primeira cria”, acrescenta.

 

Em sua opinião, a Feileite é de extrema importância para o Simental, pois representa uma grande vitrine onde é possível demonstrar todas as qualidades e características de uma raça de dupla aptidão (carne e leite), fazer excelentes negócios e despertar o interesse de pecuaristas de todo o país pela raça.

 

Alan Fraga aproveita para ressaltar a participação da raça em um valioso evento que ocorre durante a Feileite: o Concurso de Sólidos, promovido pela DPA – Dairy Partners Americas, iniciativa criada para mostrar a grande importância que os sólidos têm para a cadeia láctea”. Segundo ele, a raça Simental sempre se destaca neste concurso pelo alto índice de sólidos em seu leite.

 

 

E acrescenta: “nosso leite apresenta 20% a mais de sólidos (gordura) em relação ao produzido por outras raças leiteiras, o que significa maior valorização do produto no laticínio, que chega a pagar 20% a mais pelo litro. Nas competições da ABPL (Associação Brasileira de Produtores de Leite), onde um ranking é elaborado a partir da medição da qualidade do leite produzido por vacas de diversas raças, o Simental tem figurado nas primeiras posições. Com o Brasil se consolidando como exportador de produtos lácteos, é importante enfatizar que o leite com maior teor de sólidos torna o país mais competitivo”.

Sobre a Feileite

A Feileite - Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite reúne mais de 2.000 animais de raças leiteiras provenientes de criatórios de todo País e possui uma extensa programação: julgamentos, concursos leiteiros, leilões e cerca de 100 eventos paralelos. São esperados mais de 20 mil visitantes, dentre pecuaristas, profissionais liberais e técnicos, executivos, estudantes, zootecnistas, veterinários, agrônomos, consultores, tratadores e outros interessados no setor. Estrangeiros também prestigiam a feira, principalmente de países das Américas do Sul, do Norte e Central, além da Europa, Ásia e África. Todos os setores da cadeia produtiva do leite estarão presentes na maior feira indoor do setor leiteiro da América Latina.

Parceiros