Início / Notícias

Simental: 5ª etapa do Ranking ocorreu na Expointer 2012

 

Iniciado em março na Emapa em Avaré/SP, o Ranking Paulista da Raça Simental (coordenado pelo Centro Paulista das Raças Simental e Simbrasil - CPRSS) teve a sua 5ª etapa realizada entre 25 de agosto e 02 de setembro em Esteio/RS, onde ocorreu uma das mais expressivas vitrines internacionais do agronegócio, a Expointer 2012. O Simental é uma das raças mais tradicionais da exposição e este ano bateu recorde no número de inscritos junto à entidade responsável pela organização da raça no evento, a Associação de Criadores de Simental Fleckvieh. Foram 193 exemplares de criatórios gaúchos, paranaenses, capixabas, paulistanos e mineiros. O CPRSS e a Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil também estiveram representados apoiando a presença da raça.

 Em pista

Para a definição dos grandes campeões, Plínio Paganini Filho atuou como juiz nos dias 27 e 28 de agosto. Destaque para a seleção de David Gil Fernandez, efetuada na Fazenda Alambary em Botucatu/SP, que junto com seu sócio José Soeiro, apresentou a vaca “Jokasta Alambary TE”, que conquistou o bi grande campeonato em Esteio. Ela foi vencedora no campeonato vaca adulta com 55 meses e 864kg. Também da Fazenda Alambary veio a reservada de grande campeã, título concebido para a campeã novilha maior, “MClaren S.A Alambary” de 22 meses e 714kg. Entre os machos, o título de grande campeão ficou no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Jaquirana, onde está localizada a Fazenda Santa Terezinha da família Borges de Assis, que expôs “FST Lorde Optimal L100”, campeão touro aos 35 meses e 1050kg. “PWM Loco de Bueno AS” de 34 meses e 1045kg foi apresentado pela Casa Branca Agropastoril, de Paulo de Castro Marques de Fama/MG e foi classificado como reservado de campeão touro, sendo que na disputa final recebeu a roseta de reservado de grande campeão.

 A comercialização de genética Simental foi impulsionada na Expointer pelo Leilão Simental Novas Fronteiras, promovido pela Fazenda Santa Terezinha e pela Agropecuária Anguita, que em sua 3ª edição, contou também com a oferta de lotes oriundos do Simental Alambary de Botucatu/SP, da Casa Branca Agropastoril de Fama/MG e da Cabanha Ecobene de Arroio dos Ratos/RS. O pregão, que tem como objetivo possibilitar a expansão da raça, oportunizando a entrada de novos criadores através da possibilidade de acesso à genética superior, comercializou 16 animais com média de R$ 11.310,00, conforme relatório divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul. O maior comprador foi o criador Luiz Antonio de Queiroz, selecionador na Fazenda Jaguaretê/Menino Deus em Eldorado do Sul/RS.

Parceiros