Início / Notícias

Reciclagem de Jurados e Reunião do Conselho Técnico

 

DADOS REPRODUTIVOS E DEPS
ENTRARÃO NOS JULGAMENTOS
 
 
A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil promoveu no dia 19 de setembro, a reciclagem anual do Colégio de Jurados, reunindo 21 técnicos na Fazenda Água do Moinho, propriedade do técnico e criador da raça simental, Mário Coelho de Aguiar Neto, o “Mamado”, em Avaré-SP. Já no dia 20, foi realizada na cidade de Botucatu-SP a reunião do Conselho Deliberativo Técnico da Associação.
 
Alan Fraga, presidente da Associação Brasileira explica que o Conselho Técnico é o órgão que conduz os caminhos da seleção das raças simental e simbrasil e que nesta reunião anual o Conselho orientou aos técnicos e jurados para que eles utilizem nos julgamentos os dados disponíveis sobre o desempenho produtivo dos animais (ganho de peso, precocidade e dados de reprodução) e não fiquem somente na avaliação visual dos animais. E ainda, que seja dada total importância às características de dupla aptidão da raça e que se evitem os animais que vão para os extremos, só para a produção de carne ou de leite.
 
Para o próximo ano, ficou decidido fazer treinamentos para que estes dados produtivos sejam priorizados nas pistas. A ABCRSS vai facilitar o acesso aos jurados durante o trabalho de julgamento, fornecendo todas estas informações, tais como DEPS, dados reprodutivos e a capacidade de produção dentro da dupla aptidão (carne e leite).
 
"Evidentemente que os jurados vão continuar julgando também visualmente os animais, avaliando a caracterização racial, estrutura ossea, pelagem, aprumos, orgãos reprodutivos e as características de adaptabilidade e funcionalidade, no entanto terão uma ferramenta que os ajudará numa avaliação que aproxime o resultado das pistas das exposições à realidade produtiva no campo", garante Alan Fraga.

 

 

 

 

Parceiros