Início / Notícias

Síntese da Reunião do Conselho Deliberativo Técnico (CDT)

Foi realizada no dia 12 de junho de 2012 durante a FEICORTE, a reunião do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), oportunidade na qual foi eleito dentre os membros do conselho a pessoa do Dr. Mário Coelho Aguiar Neto para presidir o mesmo.

Salientamos a participação dos seguintes Membros do Conselho Deliberativo Técnico: José Carlos de Souza Passoni, Mário Coelho Aguiar Neto, Damasceno Araújo Ribas, Antônio Casquel Neto, Flávio Krebs Ramos, Marisa de Barros Saad, Otoni Ernando Verdi Filho, Eduardo Farina de Freitas; Suplentes: Leonardo Pinheiro Machado, Filelfo de Carvalho Maglioca e ainda a participação de Alan Fraga (Presidente da ABCRSS), Paulo de Castro Marques (Associado), Luiz Fernando Aarão Marques (Pesquisador da ABCRSS), Carlos Barlem Ramos (Inspetor Técnico da ABCRSS), Marcelo Trigo de Moura (Inspetor Técnico da ABCRSS), Carlos Eduardo Ferreira da Silveira (Vice-Presidente da ABCRSS), Ricardo Halasz Galvão (Associado), Fabiana Maldonado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assim como a presença da Dra. Luciane Kahale, representante da Geneal Genética e Biotecnologia Animal.

Na referida reunião discutiu-se também a formação de duas novas raças sintéticas provenientes da raça Simental, uma delas utilizando percentual sanguíneo da raça Holandesa e a outra, percentual sanguíneo da raça Angus. Tais proposições serão submetidas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de forma que esses dois projetos sejam apreciados e que tenham anuência do mesmo, visando à coleta e o cadastro de informações, para que num futuro próximo possam ser homologadas como raças.

Outro assunto discutido foi com relação à regulamentação da técnica da clonagem bovina, de forma que o Regulamento do Serviço de Registro Genealógico das Raças Simental e Simbrasil, contemple os procedimentos normatizando a vida de alguns produtos por hora obtidos através desta técnica, dando identidade aos mesmos em conformidade com o que preconiza o MAPA.

 Pertinente ao Regulamento de Exposições das Raças Simental e Simbrasil foram realizados pequenos ajustes que serão válidos para o ano de 2013, nas Categorias “1ª e 20ª” adequando ao que preconiza o Regulamento de Serviço Genealógico das Raças Simental e Simbrasil. Outra alteração diz respeito à pelagem do Simbrasil admitindo-se animais com predominância de pelagem preta, tendo como evidência a conformação da raça (procedimento similar ao que vem sendo utilizado para a pelagem vermelha sólida). Nas Categorias Especiais no Campeonato Gran Sênior, houve alteração na faixa etária de 36 a 60 meses para 36 a 144 meses.

Maiores informações sobre os assuntos discutidos, entrar em contato com a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (28)3521-5666 – simental@simentalsimbrasil.org.br

Parceiros