Início / Notícias

Simental brasileiro é alvo de interesse na Colombia

Artigo sobre as características dos animais Simental, critérios de seleção e adaptação no Brasil é capa da Revista Simmental, veículo oficial colombiano sobre a raça.

Nos últimos quatro anos a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) intensificou o intercâmbio com países latinoamericanos como Costa Rica, Panamá, México e Colombia, entre outros. Nesse período representantes da ABCRSS e criadores destes países estiveram reunidos em exposições agropecuárias e visitas a criatórios brasileiros interessados em conhecer o rebanho e os critérios de seleção adotados no Brasil.

 

No início deste ano, o simental brasileiro virou capa da revista Simmental, dedicada à raça e de enorme penetração no meio pecuário colombiano. A oportunidade surgiu a partir da visita do diretor técnico da Asociación Colombiana de Criadores de Ganado Simmental Simbrah y sus Cruces, Camilo Mejia, ocorrida no final de 2011. O artigo deu destaque para os critérios de seleção usados no país. “Essa promoção do simental brasileiro estimulou a aquisição de nossa genética por criatórios da Colombia”, explica Mário Coelho Aguiar Neto, membro do Conselho Deliberativo da ABCRSS.

 

O resultado dessa troca de experiências despertou interesse maior dos criadores colombianos pelo Programa de Melhoramento Genético das Raças Simental e Simbrasil, coordenado pelos professores Luiz Fernando Aarão Marques (UFES/CCA-ES) e Henrique Nunes de Oliveira (UNESP/Jaboticabal-SP).

 

Alan Fraga, presidente da ABCRSS, afirma que esse relacionamento também proporcionou algumas facilidades para comecialização da genética de animais brasileiros na Colombia. “Sempre encontramos muitas barreiras para vender genética para fora do Brasil. Essa aproximação facilitou as negociações e hoje podemos exportar nossa genética que é reconhecida pelo Registro Genealógico colombiano,” conclui.

 

Prova disso foi a compra de duas matrizes no Leilão Simbrasil Top das Américas, realizado na Feicorte 2012, por criadores colombianos. “Esses animais vão ficar numa central habilitada, aqui no Brasil, para exportação dos embriões para a Colômbia”, relata Carlos Eduardo Ferreira da Silveira, vice-presidente da ABCRSS.

 

Informações e atendimento à imprensa: 
Central de Atendimento | (15) 3326-3331

Miro Negrini | (15) 8159-9000
miro.negrini@contatocom.com
Sandra Lima (15) 8159-8000
sandra.lima@contatocom.com

 

 

Parceiros