Início / Notícias

Resultado da PGP do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho 2011 - Considerações

A pesquisadora do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, fez as seguintes considerações sobre os animais da raça Simental avaliados na Prova de Ganho de Peso de 2011:

1) A PGP é um teste de desempenho individual que identifica, dentro do grupo de animais avaliados, aqueles com maior potencial para algumas características.

Portanto, o melhor animal para ganho em peso e peso a um ano de idade com base no IPGP são animais de maior IPGP. A recomendação é que 20% dos melhores animais do grupo para esse índice sejam usados como reprodutores, ou seja os animais classificados como ELITE (CAT=E).

Em geral, nesse tipo de teste não há número de animais suficientes para avaliação dos touros, pais dos animais em teste. A prova do Simental de 2011 foi realizada com 22 animais, o que impossibiita uma avaliação dos pais.

2) Considerando que se trata de um grupo contemporâneo, ou seja, com pequena variação de idade e que as medidas de carcaça e demais foram corrigidas para a pequena diferença de idade, os melhores animais para cobertura de gordura (EGS) e área do olho-de-lombo (AOL) são os animais: 1º) MS Mercúrio da Band MA1M33 de propriedade de Marisa de Barros Saad, da Fazenda Pantaleão, de Bragança Paulista-SP e 2º) Murilo do Vale Verde VVM21 de propriedade de Antônio Carlos de Oliveira, da Fazenda Vale Verde, de Sacramento-MG.

3) Os animais MS Mercurio da Band MA1M33 e Murilo do Vale Verde VVM21 são os que melhor atendem aos critérios ganho de peso e terminação.

 

Parceiros