Início / Notícias

14ª Edição do Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil

 
A ABCRSS publicou o Sumário de Touros 2011, com valores genéticos referentes às duas raças. Esta publicação é resultante do programa de melhoramento genético adotado pela instituição deste o ano de 1978, com base no Controle do Desenvolvimento Ponderal (CDP), com pesagens trimestrais. A análise global envolveu cerca de 100 mil animais, sob metodologia BLUP (Best Linear Unbiased Prediction) em Modelo Animal. Nesta 14ª edição, constam os valores genéticos de 413 machos que atendem aos seguintes critérios para a emissão de 4 relatórios para cada raça:
a) Relatórios de Touros: idade mínima de 5 anos com mínimo de 10 progênies distribuídas em pelo menos 2 rebanhos e DEPs de efeito direto com acurácia maior que 45%. Constam 117 touros da raça Simental e 25 touros da raça Simbrasil.
b) Relatórios de Touros Jovens: idade máxima de 5 anos com pelo menos 1 progênie avaliada na base de dados do programa de melhoramento genético. Constam 39 touros jovens da raça Simental e 19 touros jovens da raça Simbrasil.
c) Relatórios de Machos Jovens: estes são os futuros reprodutores, com idade máxima de 18 meses, ainda sem progênie, mas com as maiores DEPs para o efeito direto do Peso a Desmama. Constam 39 machos jovens da raça Simental e 24 machos jovens da raça Simbrasil.
d) Relatórios de Líderes Genéticos: São os Melhores Touros de ambas as raças, com valores top 15% em cada característica de Efeito Direto: Peso a Desmama (PDD), Peso ao Ano (PAD), Peso ao Sobreano (PSD) e de Efeito Materno Total (MT). Constam 104 Líderes Genéticos da raça Simental e 46 Líderes Genéticos da raça Simbrasil.
 

Parceiros