Início / Notícias

Simental mostra o desenvolvimento da dupla aptidão na Feileite

Com produção de 63 quilos e 310 gramas de leite por dia, a vaca Ivana da Batatais, do criador José Henrique Aleixo, foi a vencedora do concurso leiteiro da raça simental durante a Feileite 2011, encerrada no dia 4 de novembro, em São Paulo.

Além dos excelentes resultados no torneio leiteiro e nas pistas de julgamento, os criadores de simental de dupla aptidão (leite e carne) computam os bons negócios e o interesse de muitos pecuaristas pela raça.

Este ano, a raça simental apresentou na Feileite 60 animais da mais alta qualidade genética. Os animais foram julgados pelo técnico e colombiano Daniel Espinosa, experiente jurado internacional que já julgou exposições da raça na Europa.

No julgamento de morfologia a grande campeã da Feileite deste ano foi a vaca Judith da Santa Andrea, Labele da Santa Andrea ficou como reservada, ambas são matrizes da Santa Andrea Agropecuária, criatório de Itararé-SP. A terceira melhor fêmea da mostra foi Layla da Batatais, fêmea jovem do criatório do Sítio São Paulo, de José Henrique Aleixo, de Batatais-SP.

O melhor úbere da raça foi o da vaca Devassa da Santa Andréa, de propriedade do criador Wagner Bonetti, da Agropecuária Bonetti, de Itapetininga-SP, que também conquistou o titulo de campeã vaca adulta.

José Henrique Aleixo conquistou os títulos de melhor criador e melhor expositor da Feileite pelo terceiro ano consecutivo. Magim Rodriguez Júnior, da Fazenda Sesmaria, de Amparo-SP foi o segundo melhor expositor e a Santa Andrea Agropecuária foi o segundo melhor criador deste ano.

O jurado Daniel Espinosa, disse que ficou impressionado com a qualidade genética e produtiva dos animais de dupla aptidão dos criadores brasileiros. "O nível do gado brasileiro pode ser comparado ao criado nos melhores plantéis do mundo. Foi uma satisfação julgar animais de tão alta qualidade nesta Feileite", resumiu ele.

 

Torneio Leiteiro

No torneio leiteiro a grande campeã foi Ivana da Batatais com produção diária de 63,310 kg, seguida da vaca Izamis da Sesmaria, com 54,175 kg/dia. As duas matrizes concorreram na categoria vaca adulta (de 43 a 120 meses de idade) com outras 12 vacas que produziram em média de 43,040 kg/leite/dia. Na categoria vaca precoce, onde entram matrizes com até 28 meses de idade e em lactação, a campeã foi Lana da Sesmaria que produziu 41,817 kg/dia, seguida por Luna da Santa Andrea com 39,987 kg/dia. Nesta categoria a média do grupo participante foi de 37,866 kg/leite/dia. Na categoria vaca jovem (de 28 a 42 meses de idade), Laida da Sesmaria foi a campeã de produção com 49,310 kg/dia e a segunda melhor foi Lele do Canário I, com 39,092 kg/dia. Na média as vacas jovens produziram 39 kg/dia. E na categoria vaca longeva, Zingarana da Santa Andrea, matriz de 12 anos de idade e na sua nona lactação foi a campeã com produção diária de 23,662 quilos de leite.

 Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, Alan Fraga, a qualidade do simental de dupla aptidão no Brasil experimenta um grande salto genético nos últimos anos. "Temos grandes selecionadores que investem e dedicam-se muito no desenvolvimento da raça. Primeiro fizemos grandes matrizes e agora já estamos fazendo grandes touros para a pecuária leiteira e com o diferencial de também serem ótimos na produção de carne. Nossos animais além de produzir muito leite, obrigatoriamente, são positivos para a produção de carne. Nos últimos anos estamos investindo em controle leiteiro oficial das vacas e mensurando informações para inclusão da capacidade de produção de leite no Programa de Melhoramento Genético que a Associação desenvolve há mais de uma década", informa.

 

 

Parceiros