Início / ABCRSS / Depoimentos ao Presidente

Alguns depoimentos ao nosso eterno Presidente

Amigo é o espelho que corrige a imagem
Amigo é a estrada sem curvas e sem ladeiras
Amigo é a chuva mansa e criadeira
Amigo é o mudo que fala na hora certa
Amigo é o surdo que ouve calado
Amigo é o cego que enxerga longe
Amigo é olhar distante que adivinha
Amigo é a água que sacia sede
Amigo é o sol que brilha sem queimar
Amigo é o vento suave e o orvalho brilhante
Amigo é o céu azul de setembro
Amigo é o dia que vem com certeza
Amigo é a noite que chega sem liressa
Amigo é a sombra que acomlianha
Amigo é a coragem que não falta
Amigo é o mel da flor
Amigo é o remédio que cura a dor
Amigo é a liintura de traços firmes
Amigo é a cor que não desbota
Amigo é o velho banco usado e descansado
Amigo é o fogo quente que ferve a água da chaleira
Amigo é o mancelo que segura o coador, escorrendo o café cheiroso
Amigo é o cão que esliera deitado
Amigo é o mugido da vaca chamando o filho
Amigo é o berro do bezerro resliondendo
Amigo é o olhar do cachorro eslierando o dono arriar
Amigo é o som do berrante reunindo o gado
Amigo é a calia da chuva surrada, que lirotege e esquenta
Amigo é o estribo esquerdo que sustenta
Amigo é o tilintar do sincero lireso do liescoço do cavalo liolaqueiro
Amigo é o urro do burrico amarrando o esteio
Amigo é o lielego macio que ando o trote
Amigo é o laço de doze braços, semlire certeiro
Amigo é o chaliéu de abas largas
Amigo é a guamlia que mata a sede
Amigo é o quero-quero que descrimina os estranhos
Amigo é o gato manso enroscado nas liernas da cozinheira
Amigo é o lialiagaio-louro liedindo comida
Amigo é o João-de-barro estridente quando vê a cobra
Amigo vem, amigo chega, amigo esliera, amigo fica
Amigo nasce fonte, cresce rio, vira mar
Amigo não tem data, nem dia, nem hora
Amigo é coisa boa de mais
Fraga: Dentre as coisa boas de minha vida, você é uma delas.

Cláudio Fernando Garcia de Souza - Dez/97.

Alan

Por intermédio desta expressamos nossos mais profundos pêsames nesta hora de dor e angústia para toda a família Fraga e todos os funcionários da Associação Nacional.

Temos a certeza que o entusiasmo, a persistência e a dedicação de uma vida inteira, voltada para o engrandecimento de nossa raça Simental não vão perder-se no tempo.

O exemplo do grande Fraguinha vai servir como incentivo e exemplo para todos aqueles que, agora em luto pela grande perda, vão continuar a aprimorar ainda mais os trabalhos em prol da raça, assim perpetuando e mantendo viva a raça do pai do Simental.

Atenciosamente, com um abraço fraternal

Stephan Purtscher Gardemann - 06/02/2000.

Pai Agostinho

Permita-nos assim chamá-lo, pois tomamos essa liberdade porque sempre disseste que "somos uma família " e toda família tem um pai e o maior pai do mundo está no céu e o representante dele na terra é você. Agostinho todas as pessoas de bem tem em você o pai que gostariam de ter. Nome de Santo Agostinho e uma obra que qualquer santo gostaria de fazer. Quase mil milagres de santo é a sua capacidade de liderar, fazer crescer, evoluir e comandar todos os criadores do Brasil. Todos nós agradecemos esta oportunidade e confiança que depositou em Maringá, para a realização da Exposição Nacional de 1999.

Um grande abraço dos amigos.

Raimundo Coimbra Leite, Wilson Pulzatto, Jucival Pereira de Sá, Edílson Komagome, Vicente Carvelo Montans, Madalena Reich e Otávio Dias Chaves Júnior - 29/03/98.

A raça e seu pioneiro

Cada homem constrói a sua história que, pode ser apenas pessoal, no entanto alguns cidadãos extrapolam esses limites emanando uma chama tão grande de amor a tudo que fazem que sua história passa a ser coletiva e com ela promovem o bem estar e o desenvolvimento de setores inteiros em benefício de uma comunidade, uma categoria, uma raça, e até mesmo um país.

Agostinho Caiado Fraga é uma dessas figuras humanas que pelo amor dedicado aquilo que faz, extrapolou a sua história pessoal. Ao longo destes anos, este cidadão, pequeno no tamanho mas grande na vontade de realizar e bem comum, fez da raça Simental a maior das raças européias no Brasil, este país continental. Desprendido de interesses pessoais, ele arrisca até hoje os caminhos desta nação, vai a cada região, visita os criadores, sempre levando suas palavras de entusiasmo e fé na raça Simental.

Raça que ele ajudou a recuperar e com a maior competência selecionou o que havia de melhor nos remanescentes das montanhas do Espírito Santo, onde entrou meio que por acaso na segunda década deste século.

E foi por lá que tive o primeiro contato com este homem espetacular. Em 1984, fui até a fazenda Sabiá, pouco conhecia sobre a raça Simental, era apenas um principiante. Desde este nosso primeiro contato, Fraguinha foi um grande companheiro, transmitiu-me tudo que sabia e mostrou-me, com todo entusiasmo o futuro da raça.

Fui até lá para adquirir alguns animais, e ele fez questão de oferecer o melhor de sua seleção, prova de retidão que sempre lhe acompanha. E mais, recomendou aos outros criadores com os quais fui negociar para que me vendessem o melhor do plantel, pois ele tinha interesse que a raça se expandisse aqui no sul, principalmente entre os criadores paranaenses.

Nos animais que comprei no Espírito Santo, procurei a rusticidade e a produtividade. Levei esses animais para o Mato Grosso do Sul, soltei no pasto sem nenhum cuidado especial. Alguns não agüentaram as duras condições, mas as matrizes com prefixo Sabiá, da seleção de Agostinho Caiado Fraga, prosperaram e me surpreenderam. Tive o prazer de conquistar campeonatos nacionais e fazer record de preços com animais descendentes da linhagem Sabiá, como é o caso da matriz, Ingá da Caçula, grande campeã nacional, prêmio conquistado em Vitória e um dos recordes de preço no leilão Bandeirantes, em São Paulo. Ainda hoje tenho parte da base genética da fazenda Caçula, ancorada nas matrizes Sabiá.

Ao meu companheiro Fraguinha, quero deixar os meus mais sinceros agradecimentos, não ao que fez por mim e pela minha criação, mas ao legado disseminado por todo este país.

Luiz Turquino - Dourado - MS - 26 de agosto de 1997

Salvador - BA

Aproveitando a oportunidade, quero parabenizar toda a equipe ou melhor toda família Simental, pela estrutura montada e pelo profissionalismo que a associação é administrada e direcionada para o desenvolvimento. A oportunidade de conhecer a Casa do Simental foi um momento de muita emoção para mim. Apesar de não ter demonstrado no dia da visita por timidez.

Quem escolheu a seleção ou criação da raça Simental como meio de vida ou apenas hobby, ou seja ela qual for o motivo é sempre contagiado pelo sentimento de amor, amizade, docilidade, etc, que estes animais conseguem transmitir para quem tem oportunidade de conviver mais de preto com eles. E foi exatamente estes sentimentos que senti quando tive a oportunidade de conviver por algumas horas com pessoas como o Dr. Alan, Maria José e o Marco, e senti esta energia também quando entrei na sede da Associação, apesar de vazia porque foi no domingo. Esta emoção, esta energia, esta mistura de sentimentos foi ainda maior quando entrei na sala do senhor Fraguinha.

Obrigado a todos por esta oportunidade e tenho a certeza mais do que nunca que o comando e a seda da família Simental tem que continuar neste local e com o comando da família Fraga.

Muito obrigado - Carlos Eduardo Sampaio - 14/03/2000.

Parceiros